Embaixada da Rússia diz que negocia produção de vacina com governo da Bahia

Representação russa diz que 'empenha todos os esforços para facilitar' perspectivas de cooperação contra a Covid-19; parceria com Paraná deve ser assinada hoje

Embaixada da Rússia no Brasil afirmou que negocia com a Bahia parceria para testes e produção da Sputnik V
Embaixada da Rússia no Brasil afirmou que negocia com a Bahia parceria para testes e produção da Sputnik V Foto: Divulgação/ Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF)

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A embaixada da Rússia no Brasil afirmou que negocia com o governo da Bahia para o estabelecimento de uma parceria para testes e produção da Sputnik V, primeira vacina contra o novo coronavírus registrada no mundo.

“Em 30 de julho o Embaixador da Rússia teve uma reunião virtual com o governador da Bahia Rui Costa e o Secretário da Saúde do estado Fábio Vilas-Boas”, disse o corpo diplomático russo em comunicado sobre as perspectivas de cooperação russo-brasileira no desenvolvimento e produção da vacina contra Covid-19.

“As partes conversaram sobre o estabelecimento de uma possível parceria entre as instituições de pesquisa nordestinas e os centros científicos russos nos testes e produção da vacina. Avalia-se a possibilidade de outros estados da região se juntarem à negociação”, informa o texto.

Assista e leia também:
Governo do Paraná e Rússia assinarão acordo para fabricação da vacina Sputnik V
Brasil é parceiro estratégico contra Covid-19, diz embaixador da Rússia
Vacina russa estará disponível a outros países em novembro, diz financiador
A vacina da Rússia para a Covid-19 é confiável?

A embaixada disse ainda que o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF), que financia o desenvolvimento da Sputnik V, também negocia diretamente com outras instituições de pesquisa, empresas e produtores brasileiros para estabelecer parcerias na distribuição de testes e medicamentos, assim como para o desenvolvimento e produção da vacina contra o novo coronavírus.

“Esperamos que daqui a pouco vejamos os frutos concretos desta cooperação”, disse a embaixada russa.

A CNN entrou em contato com o governo da Bahia e aguarda um posicionamento.

Parceria com o Paraná

Sobre a parceria com o estado do Paraná, a representação diplomática russa afirmou que as negociações para estabelecer os termos gerais de cooperação já foi concluída e confirmou que a assinatura do memorando de entendimento está previsto para esta quarta-feira (12).

“[A] assinatura está prevista para 12 de agosto, o documento será assinado pelo diretor do Fundo de Investimentos Diretos da Rússia Kirill Dmitriev e pelo Governador do Estado do Paraná Ratinho Junior por meio de videoconferência.”

Mais Recentes da CNN