Especialista explica o que é preciso observar na hora de receber a vacina

A enfermeira Ana Paula Santos afirmou que todo o processo de retirada das doses dos frascos para as seringas precisa ser feito de frente para o paciente

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Diante de diversos casos no Brasil de falsa aplicação de vacina contra a Covid-19, a CNN entrevistou, nesta segunda-feira (22), Ana Paula Santos, enfermeira e supervisora do Centro de Referência em Imunobiológicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, para tirar dúvidas sobre o que prestar atenção na hora de ser vacinado.

Ana Paula explicou que há dois frascos de vacina sendo utilizados no Brasil, um de dose única e outro contendo 10 doses. Caso você seja vacinado com o frasco individual, ele precisa estar vazio após ter seu conteúdo retirado.

No caso do frasco com 10 doses, o paciente precisa estar atento à quantidade colocada na seringa, que deve ser de 0,5 mililitros. Após a aplicação, a pessoa que foi imunizada precisa ver se a parte preta do êmbolo encosta no final da seringa, indício de que todo o conteúdo que lá estava foi aplicado.

A enfermeira também alertou que todo o processo de retirada das doses dos frascos para as seringas precisa ser feito de frente para o paciente, para que ele se certifique que o processo foi feito corretamente e que o medicamento utilizado foi o correto.

Outro alerta feito por Ana Paula é que as vacinas modernas não precisam ter o êmbolo puxado para cima para que depois seja feita a aplicação. Sendo assim, o único movimento que o profissional de saúde deve fazer com a seringa na hora da aplicação da vacina é do êmbolo indo para baixo.

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN