EUA já garantiram milhões de doses da pílula da Pfizer contra Covid-19, diz Biden

Presidente norte-americano afirma que seu governo tem acordo com a farmacêutica para comprar o medicamento, caso ele seja aprovado pela FDA

Presidente dos EUA, Joe Biden.
Presidente dos EUA, Joe Biden. Evelyn Hockstein - 7.out.2021/Reuters

Alexandra AlperTrevor Hunnicuttda Reuters

Ouvir notícia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (5) que os Estados Unidos garantiram milhões de doses da pílula antiviral experimental da Pfizer contra a Covid-19 para o caso de o medicamento se tornar um tratamento eficaz contra a doença.

“Se autorizado pela [Food and Drug Administration] FDA, poderemos em breve ter pílulas que tratam o vírus naqueles que forem infectados”, disse Biden.

“Já garantimos milhões de doses. A terapia seria outra ferramenta em nossa caixa de ferramentas para proteger as pessoas dos piores resultados da Covid-19.”

Eficaz contra casos graves

Mais cedo, nesta sexta-feira (5), a Pfizer afirmou que sua pílula antiviral experimental contra o coronavírus reduziu o risco de hospitalização e morte em pacientes de alto risco que participaram do estudo.

As chances de casos graves foram reduzidas em 89% com o medicamento e nenhuma morte foi relatada entre as pessoas que tomaram o medicamento.

A Pfizer disse que planeja enviar resultados de testes provisórios da sua pílula, que é administrada em combinação com um antiviral mais antigo chamado ritonavir, à FDA como parte do pedido de uso de emergência aberto em outubro.

Mais Recentes da CNN