Fevereiro Laranja: Entenda o que é a leucemia e quais são os principais sintomas

À CNN Rádio, o oncologista Otavio Baiocchi afirmou que o mês de conscientização é importante para evitar a estigmatização da doença

Processamento da amostra e exame de sangue
Processamento da amostra e exame de sangue Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Amanda Garciada CNN

Ao longo deste mês, a campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar a população sobre a leucemia.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, no período de 2020 a 2022, a previsão no Brasil é de mais de 10 mil casos de linfoma diagnosticados.

À CNN Rádio, o oncologista do hospital Oswaldo Cruz Otavio Baiocchi explicou o que é a doença.

“A leucemia é um tipo de câncer que vai afetar a medula óssea, que é como uma fábrica do nosso sangue, e leva à produção de células doentes e falta de produção de células normais”, disse.

Dessa forma, isso pode causar anemia, baixa de glóbulos brancos, baixa imunidade e número de plaquetas, além de hemorragias.

De acordo com Baiocchi, que é professor do departamento de Oncologia da Unifesp, há basicamente dois tipos da doença.

“A leucemia com início rápido e agressivo, com infecções e eventos hemorrágicos, e a crônica, que tem tempo mais lento de manifestação.”

Entre os sintomas, estão fadiga, fraqueza, anemia, perda de peso e apetite, além de história recente de infecções, pneumonia, aftas na boca e hemorragias, como sangue após escovar os dentes.

O oncologista destaca que a doença “não tem fator de risco, e, portanto, não há como prevenir, a não ser com a conscientização sobre o assunto.”

“É uma doença estigmatizante, mas, se identificada precocemente, as taxas de cura aumentam, por isso é importante uma campanha como Fevereiro Laranja”, completou.

*Com produção de Isabel Campos