Fibromialgia: Saiba os sintomas da síndrome que causa dor na musculatura

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre doença que atinge cerca de 3% da população mundial

Da CNN*

Em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta terça-feira (19) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a fibromialgia. O tema foi sugestão da telespectadora Bárbara, diagnosticada com a doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3% da população mundial sofre de fibromialgia: são 230 milhões de pessoas com esse quadro, caracterizado por dores musculares crônicas.

À CNN, o fisioterapeuta Cadu Ramos explicou como fazer o diagnóstico da fibromialgia e quais são os sinais de alerta. “Dores difusas no corpo todo, sensibilidades nos músculos ao toque, dormência, estresse e esquecimento são alguns dos vários sintomas da fibromialgia”, disse.

O especialista afirmou que após três meses com as dores constantes é necessário procurar um reumatologista para uma avaliação. “Há tratamentos farmacológicos e fisioterapia, que pode aliviar as dores e diminuir as tensões, melhorando a qualidade de vida do paciente”, completou Ramos.

Fernando Gomes destaca que, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm o diagnóstico de fibromialgia. Entre os principais sintomas, estão:

  • Fadiga;
  • Formigamentos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensibilidade ao frio.

“Além disso, há maior pré-disposição para depressão e outros problemas relacionados com equilíbrio emocional”, disse Gomes. “Acaba sendo extremamente preocupante e o diagnóstico clínico requer abordagem multiprofissional.”

(*Com informações de Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo)

Mais Recentes da CNN