Fiocruz entrega 1,7 milhão de doses da vacina da AstraZeneca nesta terça

Distribuição do imunizante voltou a acontecer após pausa de duas semanas

Lucas JanoneBeatriz Puenteda CNN

No Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibiliza, nesta terça-feira (14), 1,7 milhão de doses do imunizante da AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A entrega será feita em duas remessas, uma com 50 mil doses diretamente para o Estado do Rio de Janeiro e outra designada ao Ministério da Saúde, para distribuição aos demais estados.

A expectativa é que a fundação distribua cerca de 5 milhões de doses até sexta-feira (17) e 15 milhões até o fim de setembro. Com a entrega desta terça-feira (14), a Fiocruz já disponibilizou 93,6 milhões de doses ao PNI.

Antes, a previsão inicial era de que os lotes fossem entregues na segunda-feira (13), quarta-feira (15) e sexta-feira (17). A primeira data não se confirmou, pois as doses não haviam sido liberadas do controle de qualidade.

As duas semanas de interrupção na fábrica foram causadas pela falta de matéria-prima, o IFA, que vem da China e chegou com atraso.

Pelo menos quatro capitais estão sem AstraZeneca ou com estoques no final:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Palmas
  • Porto Velho

Na cidade do Rio de Janeiro, a intercambialidade das vacinas foi adotada para mitigar a escassez dos imunizantes da AstraZeneca nos postos de saúde. Diversas unidades estão substituindo a segunda dose do imunizante inglês pela Pfizer/BioNTech, após recomendação da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais Recentes da CNN