Laboratórios de SP disponibilizam testes que identificam variantes da Covid-19

Resultado é liberado em até 72 horas, e é importante para o monitoramento da pandemia no país

Allison Negrini, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Laboratórios de diagnóstico de São Paulo já disponibilizam testes para identificação de algumas variantes da Covid-19, como a P.1, descoberta em Manaus, a B.1.1.7, do Reino Unido, e a B.1.3.5.1, da África do Sul.

O exame ocorre da mesma forma que o PCR, no período de três a cinco dias após o início dos sintomas. O resultado é liberado em até 72 horas.

“O exame não muda a conduta de acompanhamento, monitoramento e tratamento do paciente. Mas é uma informação epidemiológica muito importante. Nós estamos acompanhando o que aconteceu no início de 2021 no país, devido à presença da nova variante de maior transmissão. Elas são a principal causa do grande crescimento de casos diários”, explicou Gustavo Campana, diretor-médico da Dasa, que realiza o teste.

Segundo especialistas, identificar com qual variante um indivíduo com a Covid-19 foi infectado ajuda não só no monitoramento da pandemia, mas também na gestão de hospitais públicos e privados.

Com o prognóstico, um médico consegue, por exemplo, saber se aquela infecção está associada a casos mais ou menos graves da doença e se, por isso, o paciente pode vir a precisar de um tempo maior de internação.

“E o médico vai entender com quem ele está lidando e quais os cuidados específicos. Então, a chance de um tratamento mais eficaz, correto, com os cuidados dedicados, isso, com certeza, vai auxiliar e contribuir até para novos estudos”, disse à CNN Sandra Rentes, do laboratório Hermes Pardini.

A variante originária da Índia ainda não consegue ser identificada no exame, mas a expectativa é que isso aconteça em breve. “Cada vez que você identifica uma cepa, você precisa de mais ou menos três semanas, quatro semanas, para conseguir ter o teste. Então não deu tempo”, disse Celso Granato, infectologista e diretor-clinico do grupo Fleury.

Testes de laboratório identificam pacientes com variantes da Covid-19 (29.Mai.21
Testes de laboratório identificam pacientes com variantes da Covid-19 (29.Mai.2021)
Foto: Reprodução/CNN

Mais Recentes da CNN