Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mantenha sua forma física nas férias com estas dez dicas de especialista

    Don Saladino treina grandes artistas de Hollywood, como Ryan Reynolds, Blake Lively, Anne Hathaway e John Krasinski

    Mantenham constância nos exercícios, o sono em dia e o estresse sob controle nos dias livres após as comemorações de fim de ano
    Mantenham constância nos exercícios, o sono em dia e o estresse sob controle nos dias livres após as comemorações de fim de ano Getty Images (Buena Vista Images)

    Dana Santasda CNN

    Ouvir notícia

    As festas de fim de ano podem trazer muita alegria, mas também podem ser um momento desafiador para manter a saúde e a forma física. Entre a pressão adicional de eventos sociais e oportunidades de mimos em excesso, é muito fácil jogar a toalha, resolvendo voltar aos trilhos no ano que irá começar.

    Mas as férias não precisam ser tudo ou nada. É possível aproveitar a temporada sem prejudicar seu bem-estar.

    O treinador de celebridades Don Saladino, que trabalha com alguns dos maiores artistas ​​de Hollywood, como Ryan Reynolds, Blake Lively, Anne Hathaway e John Krasinski, compartilhou as dicas que dá a seus clientes para ficarem tranquilos ao longo do ano, sem preocupação com a saúde.

    Celebridade ou não, todos precisamos nos concentrar em estratégias inteligentes para evitar que o estresse e os desdobramentos das celebrações nos levem ao limite. Aqui estão conselhos que você pode colocar em ação agora:

    1. Mantenha uma mente saudável

    “Seu objetivo deve ser valorizar ativamente as festas de fim de ano, ao mesmo tempo em que deve ter total controle de suas escolhas”, diz Saladino.

    Esta época do ano é para ser aproveitada, mas muitos perdem isso de vista e passam muito tempo se punindo por comemorar. Não há problema em desfrutar de comidas sazonais, então, deixe de lado esses sentimentos de culpa.

    Sabe aqueles biscoitos que a sua mãe fazia? Não há necessidade de negá-los. Lembre-se que com controle, você pode comer um ou dois sem devorar uma dúzia. Você está feliz –não culpado– tomando decisões.

    2. Faça as contas

    Muitas pessoas em boa forma passam o tempo se estressando desnecessariamente com uma pequena porcentagem das refeições que fazem durante as férias, explicou Saladino. Ele as convida para “fazer as contas”.

    De meados de novembro a 1º de janeiro são cerca de 45 dias. Se você faz uma média de três refeições por dia, isso dá 135 refeições. Tomar alguns brunches ou jantares ao longo desse período não prejudicará sua forma física, caso suas demais refeições permanecerem saudáveis.

    Digamos que você tenha feito uma dúzia de refeições mais calóricas no feriado, isso ainda é menos de 9% do total.

    3. Não se puna com exercícios

    Isso anda de mãos dadas com a manutenção de uma mente saudável. O exercício não deve ser usado para superar o comportamento “ruim” de feriado.

    Na verdade, Saladino explica que reduz o volume e a frequência do treinamento de seus clientes durante as férias, para diminuir a demanda em suas programações, mantendo a consistência.

    Mantê-los “no estado de espírito certo é o mais importante”, justificou. Ele os incentiva a manter os treinos abaixo de 40 minutos, com a intenção de simplesmente suar e ajudá-los a controlar o estresse.

    4. Fique saciado

    Outra dica que Saladino dá a todos os seus clientes é que fiquem saciados para não chegarem famintos nas comemorações, onde as opções de comidas saudáveis ​​são limitadas.

    Se você já tentou fazer compras quando estava com fome e acabou com muitos lanches prejudiciais à saúde no carrinho, sabe a razão desse ser um bom conselho.

    Se possível, faça uma refeição saudável, ou pelo menos um bom lanche antes de ir para uma festa.

    5. Hidrate-se

    Manter-se hidratado também o preenche, impedindo de buscar comida quando se está apenas com sede. O maior estresse que a desidratação causa em seu corpo não é simplesmente a perda de fluidos, mas uma queda significativa de eletrólitos.

    Eletrólitos são minerais essenciais responsáveis ​​pela energia envolvida nas funções corporais, como contrações musculares, atividade cardíaca e impulsos nervosos. A perda de eletrólitos devido à desidratação fará com que você se sinta esgotado e contribui para a sensação de ressaca (se você também ingerir muito álcool).

    6. Mergulhe estrategicamente

    Falando em beber álcool, Saladino dá um conselho que considera impopular, mas eficaz: “em vez de se concentrar nas calorias da bebida, escolha bebidas mais pesadas que você tem de saborear e que te farão satisfeito. Assim, acabará bebendo menos no geral.” Pense em uma gemada doce sobre o martini, por exemplo.

    7. Mantenha o estresse sob controle

    Sejam os efeitos de maiores demandas de horários ou da ansiedade relacionada à família, as férias podem cobrar seu preço. O estresse adicional pode resultar em tomadas de decisões erradas, má alimentação e tensão física. Por isso, é importante praticar o autocuidado de forma proativa.

    Reserve alguns minutos por dia para meditação, concentração na respiração ou gratidão. Apenas cinco minutos dessa prática por dia reduzem o estresse e a ansiedade, segundo mostram pesquisas. Além dos treinos recomendados por Saladino, tome providências para liberar ainda mais a tensão com técnicas como, por exemplo, a massagem.

    8. Pratique exercícios diários consistentes

    Durante esta época agitada do ano, também é recomendado treinar de forma racional, não difícil. Isso significa escolher consistência em vez de quantidade, fazendo exercícios todos os dias que fazem mais sentido a seu estilo de vida e cronograma.

    Uma das maneiras mais eficazes de integrar o exercício é agregando-o a outro hábito diário. Por exemplo, há anos tenho feito flexões antes de entrar no chuveiro e agachamentos com o peso do corpo enquanto escovo os dentes –todas as vezes e todos os dias.

    9. Não ceda até o Ano Novo

    Com todas as oportunidades de exagerar, você pode acabar excedendo em uma festa de fim de ano e, no momento, deixando de lado o autocontrole.

    É fácil se deixar levar pela ideia de “Ano Novo, novo você”. Mas lembre-se de que o calendário não tem nada a ver com mudanças em sua saúde e condicionamento físico.

    Você começa do zero todos os dias, não todos os anos. “Não desista. Volte ao normal no dia seguinte”, diz Saladino.

    10. Durma o suficiente

    Muitas vezes, durante as férias, nos dispersamos para acompanhar as responsabilidades do trabalho e da vida diária, ao mesmo tempo em que atendemos às demandas da estação.

    É crucial que você dê ao seu corpo e mente tempo e o descanso necessários para se recuperar todas as noites. O sono é um fator-chave para seu metabolismo e sistema imunológico. Não dormir as sete horas recomendadas por noite pode levar ao ganho de peso, doenças e outras implicações negativas para a saúde.

    Para processar adequadamente as refeições do feriado e evitar contrair doenças sazonais, você precisa priorizar o descanso. Se tiver problemas para dormir, tente realizar técnicas de respiração para ajudar.

    Lembre-se que ser saudável é o seu estilo de vida, não a sua resolução. Seguindo as dicas acima, você poderá aproveitar as férias sem atrapalhar sua saúde e bem-estar.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original

    Mais Recentes da CNN