Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Niterói deve fechar convênio para produção de soro contra a Covid-19

    O soro hiperimune para tratar o novo coronavírus terá aplicação intravenosa e tem previsão para o início dos testes em humanos para janeiro

    Vacinas feitas com a técnica do RNA mensageiro precisam ser armazenadas a temperaturas muito baixas
    Vacinas feitas com a técnica do RNA mensageiro precisam ser armazenadas a temperaturas muito baixas Foto: REUTERS/Dado Ruvic

    Lucas Janone, da CNN, em Rio de Janeiro

    Ouvir notícia

    Além do acordo com o Instituto Butantan para o fornecimento de 1,1 milhão de doses da Coronavac, a prefeitura de Niterói deve firmar um convênio com Instituto Vital Brasil (IVB) para a produção de um soro para o tratamento do novo coronavírus. 

    Isso porque a Câmara Municipal da cidade aprovou, nesta quinta-feira (10), um projeto de lei que autoriza a produção “insumos terapêuticos a serem prescritos em ambiente hospitalar, com o propósito de acelerar a produção de anticorpos em pacientes com Covid19”.

    O soro hiperimune para tratar o novo coronavírus produzido pelo IVB, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), terá aplicação intravenosa e tem previsão para o início dos testes em humanos para janeiro. 

    Leia também:
    Pfizer começa distribuição das doses da vacina nos EUA neste domingo (13)
    Vacina contra Covid-19 pode ser necessária a cada dois anos, diz CEO da BioNTech
    Quais países já começaram a vacinação contra a Covid-19 e quais são os próximos

    Segundo pesquisadores do instituto, o medicamento que é feito a partir do plasma sanguíneo de cavalos, precisará ser testados em, pelo menos, 40 voluntários.  

    Em nota, o IVB se diz preparado para suprir a demanda de Niterói caso o acordo com a prefeitura seja concretizado e afirmou já estar no processo de delineamento dos protocolos com a Agência Reguladora de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os testes com o medicamento.

    Além do soro contra a Covid-19, Niterói firmou um acordo, na última quinta-feira (10), com o Instituto Butantan para o fornecimento de aproximadamente um milhão de doses da vacina Coronavac. O planejamento da prefeitura é receber 300 mil imunizantes até o final de janeiro.

    Mais Recentes da CNN