Nossa falta de cuidado aumentou capacidade de infecção, diz infectologista

Infectologista Marcelo Otsuka fala sobre a decisão do governo do Reino Unido de banir voos vindos do Brasil devido à nova variante de Covid-19

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (14), o infectologista Marcelo Otsuka comentou a decisão do governo do Reino Unido de banir voos vindos do Brasil devido à nova variante de Covid-19 no país.

Ele explicou que as mutações dos vírus são sempre esperadas, mas lembrou que o que “provocou” que isso acontecesse foi o descuido da população.

“O grande problema é realmente a capacidade da infectividade que essas variantes têm a mais. Então é fundamental que a gente tome medidas para tentar restringir o máximo possível a disseminação delas”, disse.

“E temos que entender que não é só o vírus ter uma capacidade maior de infecção que provocou tudo isso. É a falta de cuidado de todos nós, de medidas de proteção, de uso de máscaras, porque se todos fizessem como deveria ser sido feito, esse vírus não se alastraria tão facilmente.”

Felizmente, completou o especialista, as variantes do novo coronavírus não demonstraram uma piora das respostas das vacinas ou agravamento da doença. “Isso é um ponto positivo. As mutações até o momento se mostraram ter uma maior infectividade.”

(Publicado por Sinara Peixoto)

 

Mais Recentes da CNN