Família leva cilindro de oxigênio para paciente de Covid-19 internado em Manaus

Imagens cedidas por presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas mostram esforço para salvar paciente em estado grave

Da CNN, em São Paulo
14 de janeiro de 2021 às 15:21 | Atualizado 15 de janeiro de 2021 às 18:39


Uma família precisou usar o próprio carro para retirar um cilindro de oxigênio no Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. José Lins, no bairro da Rendeção, em Manaus (AM), para levá-lo a um paciente internado em estado grave com Covid-19 em outra unidade de saúde.

Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, Sandro André encaminhou o vídeo ao analista da CNN Leandro Resende. Nas imagens, profissionais da saúde entregam o cilindro para familiares, que rapidamente o levam de carro.

Segundo André, a capital amazonense vive um "cenário de guerra" e há relatos de mortes de pacientes da Covid-19 por causa da oxigênio em Manaus.

Ainda de acordo com o enfermeiro, faltam itens como oxímetros, monitores cardiácos e respiratórios. Os profissionais de saúde, segundo Sandro André, também usam equipamentos de proteção individual (EPIs) de baixa qualidade e ele apela por doações.

Vídeo mostra o momento em que família carrega cilindro de oxigênio para paciente
Vídeo mostra o momento em que família carrega cilindro de oxigênio para paciente internado com Covid-19, em Manaus (AM)
Foto: Reprodução/CNN Brasil (14.jan.2021)

Publicado por João Guimarães