O que pode acontecer se um bebê consumir fórmula infantil contaminada?

Lotes de fórmulas infantis da Nestlé foram recolhidos por risco de contaminação pela toxina cereulide

Gabriela Maraccini, da CNN Brasil
Fórmula de leite infantil. Imagem ilustrativa  • Dragana Photography/iStock
Compartilhar matéria

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quarta-feira (7), a proibição da comercialização, da distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis de marcas da Nestlé Brasil. A decisão foi motivada por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

Foram recolhidos lotes das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Veja quais aqui.

O que é Bacillus cereus?

O Bacillus cereus é um microrganismo comumente encontrado em matérias-primas e em alimentos como leite e produtos lácteos. A maioria de suas cepas não causa impacto na segurança alimentar, mas ele tem o potencial de criar toxinas, como a cereulide, que pode causar reações adversas.

Em caso de consumo de produto contaminado pela toxina, os sintomas podem incluir vômitos, diarreia, sonolência, mal-estar. De acordo com Albert Bousso, diretor e pediatra do Hospital Infantil Darcy Vargas, unidade pública gerenciada pelo Einstein Hospital Israelita, crianças pequenas possuem menor margem de tolerância para a toxina do que crianças maiores e adultos.

"A toxina atinge um processo metabólico específico, envolvendo o íon potássio, o que gera o vômito. O risco maior é a desidratação pelo vômito importante ou pela diarreia", explica Bousso. "Esses sintomas devem ser observados com muita atenção pelos pais e pelos familiares. Uma vez identificados, o médico deve ser notificado."

A intoxicação pode matar?

Segundo o especialista, a intoxicação causada pela cereulide, geralmente, é leve e dura, em média, 24 horas. O tratamento é feito com suporte clínico, hidratação e manutenção do estado geral do paciente.

"Intoxicações mais graves existem, mas são extremamente raras", afirma Bousso.

De acordo com comunicado enviado à imprensa pela Nestlé, não há, até o momento, relatos confirmados de reações adversas relacionadas a produtos listados no recall em nenhuma parte do mundo. Além do Brasil, a empresa fez recall das fórmulas infantis em pelo menos 25 países.

O que fazer em caso de consumo do produto?

Ao consumir um produto dentro do lote contaminado, é importante observar os sintomas. Caso eles se manifestem, procure atendimento médico. Geralmente, os primeiros sinais surgem nas seis horas após o consumo.

Caso os sintomas não apareçam, não há motivo de preocupação. Em caso de dúvidas, a Nestlé orienta os pais e familiares a consultar um pediatra ou profissional da saúde.

Independentemente da presença de sintomas, os pais e cuidadores devem interromper o uso do produto, de acordo com o aviso de recall.

Como proceder caso tenha o produto em casa?

O primeiro passo é checar o número dos lotes que estão sendo recolhidos. Os códigos estão disponíveis em www.nestle.com.br. Caso você tenha o produto objeto deste recolhimento, a Nestlé orienta a não consumir e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais falecom@nestle.com.br ou 0800 761 2500, atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.