Pele mais limpa e menos vitaminas: como uma dieta vegana pode mudar seu corpo

Diversos estudos sugerem que o veganismo pode trazer benefícios à saúde quando bem planejado

Frutas e vegetais
Frutas e vegetais Foto: Shutterstock

Sophie Medlincolaboração para a CNN

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O veganismo, a dieta baseada em vegetais que evita carne e laticínios, está ganhando ênfase. Desde 2008, houve um aumento de 350% no número de autodenominados veganos apenas no Reino Unido. A origem dessa motivação é variada, mas inclui preocupações com o bem-estar animal, preocupações com o meio ambiente e motivos religiosos.

Muitas pessoas, porém, buscam uma alimentação mais saudável. Pesquisas sugerem que o veganismo pode trazer benefícios à saúde, se bem planejado.

Para aqueles que seguiram uma dieta rica em carne e laticínios durante a maior parte de suas vidas, embarcar em uma dieta vegana pode levar a mudanças significativas no corpo.

A professora de nutrição e dietética em uma universidade pública de Londres, Sophie Medlin explica o que acontece com o corpo quando uma pessoa adota dieta vegana.

As primeiras semanas

A primeira coisa que alguém que inicia uma dieta vegana pode notar é um aumento de energia com a remoção da carne processada encontrada em muitas dietas onívoras, em favor de frutas, legumes e nozes.

Esses alimentos aumentarão seus níveis de vitaminas, minerais e fibras e pensar com antecedência sobre suas refeições e lanches, em vez de depender de alimentos de conveniência, pode ajudar a manter níveis consistentes de energia.

À medida que o tempo sem produtos de origem animal cresce, é provável que haja uma mudança na função intestinal para um padrão mais regular e saudável ou um aumento no inchaço, gases e intestino solto.

Isso se deve ao maior teor de fibras de uma dieta vegana e ao aumento simultâneo de carboidratos que fermentam no intestino e podem causar a síndrome do intestino irritável.

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Isso pode se resolver eventualmente e pode levar a algumas mudanças positivas na diversidade das bactérias no cólon, dependendo se uma dieta vegana é composta de alimentos processados ​​e carboidratos refinados ou é bem planejada e equilibrada.

Embora ainda não comprovado, cientistas acreditam que uma alta diversidade de espécies de bactérias intestinais pode ser benéfica para todo o sistema, da mesma forma que os ecossistemas são mais fortes como resultado de muitos tipos diferentes de espécies prosperando.

Três a seis meses depois

Vários meses em uma dieta vegana e algumas pessoas podem achar que o aumento de frutas e vegetais e a redução de alimentos processados ​​podem ajudar com problemas de acne.

A essa altura, no entanto, suas reservas de vitamina D podem estar caindo, pois as principais fontes dela em nossa dieta vêm de carne, peixe e laticínios, e nem sempre é perceptível até que seja tarde demais.

A vitamina D não é bem compreendida, mas é essencial para manter os ossos, dentes e músculos saudáveis ​​e a deficiência tem sido associada ao câncer, doenças cardíacasenxaquecas e depressão.

Isso ocorre porque as reservas de vitamina D duram apenas cerca de dois meses no corpo.

A duração dos seus estoques dependerá da época do ano em que você decidir se tornar vegano, porque o corpo pode produzir vitamina D a partir da luz solar.

Certificar-se de comer muitos alimentos fortificados ou tomar um suplemento é importante, especialmente nos meses de inverno.

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Dentro de alguns meses, uma dieta vegana bem equilibrada, com baixo teor de sal e alimentos processados, pode ter benefícios impressionantes para a saúde cardiovascular, ajudando a prevenir doenças cardíacas, derrames e reduzindo o risco de diabetes.

À medida que a ingestão de nutrientes como ferro, zinco e cálcio é reduzida em uma dieta vegana, nossos corpos melhoram em absorvê-los no intestino.

A adaptação pode ser suficiente para prevenir deficiências em algumas pessoas, mas não em todas, caso em que os suplementos podem suprir a deficiência.

De seis meses a vários anos

Perto de um ano em uma dieta vegana, as reservas de vitamina B12 podem se esgotar.

A vitamina B12 é um nutriente essencial para o funcionamento saudável das células sanguíneas e nervosas e só pode ser encontrada em produtos de origem animal.

Os sintomas de deficiência de vitamina B12 incluem falta de ar, exaustão, memória fraca e formigamento nas mãos e pés.

A deficiência de vitamina B12 é facilmente prevenida comendo três porções de alimentos fortificados por dia ou tomando um suplemento, mas gerenciá-la é muito importante, pois qualquer deficiência anularia os benefícios de uma dieta vegana para doenças cardíacas e risco de derrame e pode causar nervos e cérebro permanentes dano.

Alguns anos depois e até nossos ossos começarão a notar a mudança. Nosso esqueleto é um depósito de minerais e até os 30 anos podemos adicionar minerais a ele de nossa dieta, mas depois disso, nossos ossos não podem mais absorver minerais e, portanto, obter cálcio suficiente quando somos jovens é vital.

Após os 30 anos, nossos corpos coletam o cálcio de nosso esqueleto para uso no corpo e, se não repormos o cálcio em nosso sangue por meio de nossa dieta, nossos ossos preenchem o déficit e se tornam quebradiços como resultado.

Vegetais ricos em cálcio, como couve e brócolis, podem proteger os ossos, mas muitos veganos não atendem às suas necessidades de cálcio e há um risco 30% maior de fratura entre veganos quando comparados a vegetarianos e onívoros. O cálcio à base de plantas também é mais difícil de absorver e, portanto, recomenda-se suplementos ou muitos alimentos fortificados.

Ao contemplar os próximos anos em uma dieta vegana, o equilíbrio é fundamental.

Dietas veganas bem equilibradas podem trazer grandes benefícios à saúde.

Muitos desses benefícios podem ser compensados ​​por deficiências se a dieta não for administrada com cuidado, mas supermercados e lojas de alimentos estão tornando mais fácil do que nunca desfrutar de uma dieta vegana variada e excitante e nosso apetite por carne em geral está diminuindo.

Com a preparação certa, uma dieta vegana pode ser boa para a saúde humana.

 

Publicado sob uma licença Creative Commons do The Conversation.

 

 

 

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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