Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quais exames as mulheres precisam fazer todos os anos?

    Médica especialista em saúde da mulher indica o check-up anual que deve ser feito pelas mulheres; confira

    Natalia Gdovskaia/Getty Images

    Nicoly Bastosda CNN São Paulo

    Realizar determinados exames todos os anos deve ser uma prioridade na manutenção da saúde da mulher. O check-up anual é importante para, além de possivelmente identificar enfermidades, prevenir condições sérias, como cânceres e complicadas alterações nos órgãos.

    Uma pesquisa feita pela Datafolha, encomendada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) em 2023, apontou que pelo menos 43% das brasileiras não fazem exames ginecológicos de rotina e mais de 4 milhões nunca visitaram um médico ginecologista.

    Como resultado, muitas mulheres deixam de realizar exames importantes para garantir sua qualidade de vida, o que pode trazer graves consequências a longo prazo.

    “Uma rotina intensa, problemas financeiros e muitos outros pontos acabam fazendo grande parte das brasileiras negligenciar a própria saúde. O dia 8 de março também deve servir para conscientizar mulheres sobre a necessidade do autocuidado e a realização periódica de exames”, diz Beatriz Tupinambá, médica ginecologista especialista em saúde da mulher.

    Segundo a profissional, exames anuais devem começar desde cedo, a fim de prevenir doenças sérias.

    Quais exames devem ser feitos pelas mulheres todos os anos?

    Beatriz Tupinambá aponta os exames médicos que devem ser realizados todos os anos. Ainda segundo a profissional, também é essencial que se busque pelo seu médico ginecologista, também anualmente, para ele receitar estes e outros exames que sejam importantes.

    Hemograma completo

    O exame é recomendado para identificar possíveis alterações que podem causar anemia; leucemia; causas de fraqueza, febre e perda de peso; infecções virais e bacterianas e alergias.

    US Transvaginal

    O exame é capaz de detectar doenças na região pélvica como: endometriose, pólipos, miomas, gravidez nas trompas e tumores de ovários.

    US das Mamas

    Recomendável para as mulheres mais jovens (até 35 anos). Esse exame tem o objetivo de detectar lesões, cistos, nódulos e tumores nas mamas.

    US de abdômen total

    O exame detecta alterações no fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, bexiga e grandes vasos.

    Papanicolau

    É recomendado que ele seja feito regularmente a partir dos 18 anos, independentemente da vida sexual da mulher. É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

    Mamografia

    Essencial para mulheres acima dos 40 ou 35 em casos de histórico familiar, Colesterol e triglicerídeos.

    Exame de urina

    O exame de urina é feito por meio da coleta de material e é importante para verificar infecções urinárias e alteração no funcionamento dos rins. Para mulheres que mantém uma relação sexualmente ativa, torna-se ainda mais essencial.