Regularização da AstraZeneca deve começar na segunda (13) em SP, diz secretário

Edson Aparecido afirmou à CNN que o Ministério da Saúde e a Fiocruz confirmaram a entrega de doses para a capital paulista

Da CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou nesta quinta-feira (9), em entrevista à CNN, que a regularização da vacinação contra a Covid-19 com o imunizante da AstraZeneca deve acontecer na segunda-feira (13).

Nesta quinta-feira, a prefeitura paulistana informou o desabastecimento do imunizante em cerca de metade dos 468 postos de saúde da capital paulista.

“Tivemos a notícia por meio do Ministério da Saúde e da Fiocruz que na segunda-feira (13) será normalizado o envio de cerca de 1 milhão de doses para o estado e 340 mil doses para a capital”, explicou Aparecido. “Esperamos regularizar a partir desse dia.”

O governo de São Paulo divulgou uma nota informando que há um “apagão” na segunda dose da AstraZeneca no estado, e cobrou o envio de 1 milhão de doses do governo federal.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, porém, negou que o governo federal esteja devendo vacinas ao estado de São Paulo, e afirmou que as entregas estão dentro do planejado.

Variante Delta

À CNN, Aparecido também alertou para a preocupação com a variante Delta na capital paulista. Segundo ele, há mais de 80% de prevalência de casos da cepa do novo coronavírus na cidade.

“Isso ainda não impacta nosso sistema. Estamos fazendo todo um processo de monitoramento dos sintomáticos respiratórios na cidade”, disse. “Apesar do avanço da vacinação, a preocupação com a variante é fundamental.”

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN