Restrições devem terminar só com 70% da população vacinada, diz Gabbardo

Coordenador-executivo do Centro de Contingência contra a Covid-19 de São Paulo voltou a destacar a necessidade do distanciamento para conter o vírus

produzido por Jorge Fernando Rodrigues,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O coordenador-executivo do Centro de Contingência Contra a Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo, afirmou à CNN que as medidas restritivas no estado devem continuar até que pelo menos 70% da população do país seja vacinada. Em entrevista nesta sexta-feira (2), ele explicou que muitas dúvidas ainda existem sobre a possibilidade de transmissão do coronavírus por uma pessoa imunizada. 

“Tendo em vista que ainda temos essas dúvidas, e, principalmente, porque temos em torno de 10% de vacinados, significa que temos 90% da população que ainda não está imunizada. Por consequência, devemos manter todas as medidas de distanciamento que temos implementado até o momento até termos 70% ou 80% da população imunizada”, disse Gabbardo.

Ele complementou que, ao atingirmos uma imunidade coletiva, serão reduzidas as chances de uma pessoa com Covid-19 encontrar outra que ainda não tomou a vacina. “Recomendamos que as pessoas mantenham todas as medidas que estavam fazendo até serem vacinadas”, aconselhou.

Projeções para abril em SP

João Gabbardo projeta que São Paulo ainda registrará grandes marcas negativas da pandemia em abril, apesar de saldos positivos do isolamento social no mês anterior. “A tendência para os primeiros 15 dias de abril é que tenhamos número elevado de óbitos”, disse. “Inicialmente, com as medidas de distanciamento social que foram implementadas, temos uma redução no número de casos e de internações. A partir de duas semanas, esperamos reduzir ainda mais as internações.”

Segundo o coordenador, o estado reduziu o índice de passageiros em transportes públicos, de veículos circulado pela capital e rodovias. “Sem dúvida, isso é visível para todos, houve efetividade nas medidas de distanciamento”, completou Gabbardo.

Movimentação de pedestres no Viaduto do Chá em São Paulo (SP)
Movimentação de pedestres no Viaduto do Chá em São Paulo (SP)
Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Mais Recentes da CNN