Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba como se refrescar de maneira saudável e sem ar condicionado

    Países enfrentam ondas de calor extremo no Hemisfério Norte; especialista recomenda tomar banho gelado, usar ventilador e hidratar o corpo

    Hidrate-se durante o calor
    Hidrate-se durante o calor Freepik

    Kristen Rogersda CNN

    Esteja você sem energia, enfrentando calor extremo ou tentando economizar dinheiro, existem maneiras de se sentir confortável sem refrigeração artificial.

    O calor pode promover atividades divertidas de verão, mas o corpo não deve ficar muito quente por muito tempo, pois muito calor pode prejudicar seu cérebro e outros órgãos, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

    A transpiração é o sistema de resfriamento natural do corpo, mas quando isso não é suficiente, há um risco aumentado de desenvolver a hipertermia relacionada ao calor — sinais dos quais incluem cãibras pelo calor, edema e insolação.

    O verão no Hemistério Norte tem ondas de calor extremo. Se você precisa se refrescar, isso pode ser feito usando alguns suprimentos básicos e sabendo como manipular sua casa para controlar suas temperaturas. Aqui estão alguns métodos para fazer isso.

    Fique hidratado

    Quando estiver quente e corado, hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, disse Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida.

    A temperatura da água não importa, pois seu corpo a aquecerá, acrescentou. Se o seu corpo está sofrendo com o calor e precisa se resfriar, ele não pode fazer isso sem umidade suficiente, pois o corpo se resfria pela transpiração.

    Tome um banho frio

    Tomar um banho frio ajuda a resfriar seu corpo, diminuindo sua temperatura central, disse Porter.

    Para uma explosão extra fresca, experimente o sabonete de hortelã-pimenta. O mentol no óleo de hortelã-pimenta ativa os receptores cerebrais que informam ao seu corpo que algo que você está comendo ou sentindo que está frio.

    Desligar o chuveiro na hora de se ensaboar é uma maneira de economizar água, segundo especialista / Unplash

    Use panos frios no pescoço ou nos pulsos

    Coloque um pano frio ou sacos de gelo em seus pulsos ou coloque-o em volta do pescoço para esfriar seu corpo. Esses pontos de pulso são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele, então você esfriará mais rapidamente.

    Use ventiladores

    Coloque ventiladores para fora das janelas dos quartos em que você está,  para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio dentro.

    Se o clima em sua região tende a cair entre 10ºC e 20º de manhã e à noite, a abra as janelas em ambos os lados da casa durante esses horários pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado.

    Se você fizer isso, pode optar por usar ou não os ventiladores, mas os aparelhos ajudariam a resfriar a casa mais rapidamente, disse Porter.

    O ar de fora pode puxar o ar quente de sua casa, deixando uma temperatura mais fria ou trazendo a brisa. Apenas certifique-se de fechar as janelas quando o sol for embora e abri-las quando o tempo estiver frio novamente.

    Normalmente, você pode não deixar as janelas abertas por motivos de segurança, mas se estiver mais em casa devido à pandemia, esse método pode ser viável, disse Porter.

    Dormir perto de um ventilador também reduziria a temperatura do corpo.

    Feche suas cortinas ou persianas

    Se você tiver janelas voltadas para a direção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas sobre elas para “impedir que o sol entre diretamente na casa e aqueça o interior”, disse Porter.

    Você também pode instalar cortinas blackout para isolar a sala e reduzir os aumentos de temperatura que ocorreriam durante o dia.

    Se você ligar o ar condicionado, não o deixe abaixo de 21ºC em um esforço para resfriar a casa mais rápido, disse Samantha Hall, diretora administrativa da Spaces Alive, uma empresa de pesquisa de design com sede na Austrália que ajuda a criar ambientes saudáveis ​​e sustentáveis.

    “Ele apenas dura mais tempo para atingir essa temperatura e continuará até você começar a sentir um pouco de frio e depois ficar difícil de equilibrar”, acrescentou ela. Em vez disso, mantenha a temperatura da unidade o mais alta possível enquanto ainda estiver confortável.

    Durma em lençóis respiráveis

    O algodão é um dos materiais mais ‘respiráveis’, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite.

    Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável é, disse Porter. Isso porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por polegada quadrada.

    Dormir em locais mais baixos

    Se você não conseguir dormir a noite toda porque está com muito calor, tente dormir em algum lugar além do seu quarto, se for uma opção. O calor aumenta, portanto, se você tiver um cômodo mais baixo, configure uma área de dormir temporária para experimentar temperaturas mais baixas à noite.

    Não refrigerar ou congelar cobertores ou roupas

    Conselhos comuns para se refrescar sem ar condicionado incluem refrigerar ou congelar meias, cobertores ou roupas molhadas e depois colocá-las para usar enquanto você dorme. Mas isso não é uma boa ideia, disse Porter.

    Por causa da “quantidade de energia que eles podem absorver do seu corpo naquela noite, eles estarão aquecidos em questão de minutos”, disse ele. “E então você teria coisas úmidas que moldariam seu colchão. Então você definitivamente não quer fazer isso.”

    / fStop Images – Emily Keegin/Getty Images

    Feche as portas das salas não utilizadas

    Se ninguém estiver usando uma sala que não tenha aberturas ou registros, feche a porta dessa área para manter o ar frio confinado apenas às áreas ocupadas da casa.

    Use o exaustor em sua cozinha e/ou banheiro

    Acione o interruptor do exaustor em sua cozinha para puxar o ar quente que sobe depois que você cozinha ou em seu banheiro para extrair o vapor após o banho.

    Instale lâmpadas energeticamente eficientes

    As lâmpadas incandescentes geram uma temperatura mais alta do que as lâmpadas LED. Para fazer a troca, observe as vendas de lâmpadas energeticamente eficientes e, em seguida, substitua lentamente as lâmpadas em sua casa, disse Porter.

    A troca de lâmpadas pode economizar dinheiro, mas não reduzirá muito o calor da casa, disse Hall. No entanto, se você se concentrar em trocar as lâmpadas em áreas próximas, isso fará uma diferença mais perceptível, disse ele.

    Cozinhe de manhã, com um fogão com chama baixa ou ao ar livre

    O calor do forno pode se espalhar por toda a sua casa. Mantenha o calor centralizado em uma área, como um fogão com chama baixa. Ou cozinhe ao ar livre em uma grelha para manter o calor do lado de fora.

    Desfrute de guloseimas congeladas

    Comer um picolé ou sorvete para esfriar pode ajudar por um momento. Mas não exagere no açúcar se estiver superaquecido ou com risco de superaquecimento, disse Porter.

    “O açúcar aumentaria seu metabolismo e você começaria a se sentir internamente quente”, disse ele. “Então, o deleite legal pode ser bom, mas o açúcar extra pode não ser.”

    Pesquise o que seu estado oferece

    Se você já tentou de tudo e ainda não consegue vencer o calor em casa, pode procurar online por programas locais que ofereçam ar condicionado sem dutos.

    Dependendo do seu estado, alguns centros de resfriamento — instalações públicas com ar condicionado onde as pessoas podem ir para alívio durante o clima extremamente quente — podem estar abertos e tomando precauções para garantir que sejam o mais seguros possível.

    Você pode começar verificando com os escritórios de serviços públicos locais, pois eles saberiam quem está oferecendo determinados programas, recomendou Porter.

    Com informações de Madeline Holcombe e Holly Yan, da CNN

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original