Saiba quais são os sintomas da doença de Parkinson, diagnosticada em José Serra

No quadro Correspondente Médico, neurocirurgião Fernando Gomes explicou como a doença afeta o cérebro e quais sinais para identificá-la

Da CNN*, em São Paulo

Ouvir notícia

Na edição desta quarta-feira (11) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a doença de Parkinson. O senador José Serra (PSDB-SP) anunciou licença do cargo para tratamento

Aos 79 anos, ele descobriu o Parkinson no estágio inicial depois de fazer exames neurológicos. O parlamentar já fez tratamento para um câncer na próstata e, no mês passado, passou por um cateterismo para desobstruir uma artéria do coração.

O médico explicou que o Parkinson é uma doença neurodegenarativa caracterizada por afetar a parte relacionada com a dopamina no cérebro, chamada de substância negra. Mas, segundo  Gomes, todo o encéfalo acaba sendo afetado pela patologia.

Fernando Gomes listou os principais sintomas da doença de Parkinson:

  • Tremor nas mãos;
  • Alteração do movimento com rigidez muscular;
  • Desequilíbrio;
  • Alterações cognitivas, como falhas na memória.

“O diagnóstico é feito através de avaliação com especialista e exames complementares de imagem também podem ajudar na identificação da doença”, afirmou o médico. “É uma doença que tem um curso arrastado, crônica, e precisa de tratamento multidisciplinar no qual se tem fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros tratamentos, para que a pessoa possa ter uma vida satisfatória”, completou.

Gomes também disse que o Parkinson não tem cura e exige tratamento constante, além de um acompanhamento próximo dos profissionais de saúde com o paciente.

quadro Correspondente Médico
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes falou como o mal de Parkinson afeta o cérebro
Foto: CNN Brasil (11.ago.2021)

(*Com informações de Raphael Florêncio, da CNN, em São Paulo)

Mais Recentes da CNN