Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SP deve disponibilizar 4ª dose para todos “em momento oportuno”, diz secretário

    À CNN, Jean Gorinchteyn afirmou que a aplicação da dose de reforço, no momento, tem os idosos como prioridade

    Idoso recebe dose de vacina contra a Covid-19
    Idoso recebe dose de vacina contra a Covid-19 Breno Esaki/Agência Saúde DF

    Amanda GarciaBel Camposda CNN

    em São Paulo

    Em entrevista à CNN, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 deverá ser disponibilizada para toda a população futuramente. Segundo ele, neste momento, o foco da campanha é direcionado aos idosos.

    “Estamos estudando do ponto de vista cronológico. Num momento oportuno acontecerá [a abertura do público para a dose adicional], mas, agora, queremos proteger os idosos, para que estejam devidamente imunizados”, disse.

    O secretário lembrou que os idosos “tendem a não conseguir ter uma resposta de anticorpos tão alta quanto adultos e adultos jovens”, por isso a importância do reforço vacinal.

    De acordo com Gorinchteyn, a continuidade do programa de vacinação é essencial para “reduzir o risco de internações hospitalares”.

    A decisão de desobrigar o uso de máscaras também em locais fechados, para o secretário, foi tomada devido aos números em queda da pandemia no estado de São Paulo.

    No entanto, ele fez uma ressalva: “A obrigatoriedade cai, mas passa a ter o componente institucional das pessoas para que se sintam à vontade para usar ou não a máscara, esse vai ser o novo hábito, de ter máscara no bolso e avaliar se há aglomeração, e optem por usá-las”.

    Gorinchteyn reforçou que o monitoramento dos indicadores continuará e falou a respeito da variante Deltacron do coronavírus: “Ela apresentou um componente maior de transmissão de pessoa a pessoa, mas se mostrou sensível à utilização das vacinas, passamos pela Delta, pela Ômicron e foi ela a grande protetora”.

    Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19