SP tem 43 mortes por Covid-19 em 24 horas

Em números totais, foram registrados 144.593 casos de Covid-19 no estado de São Paulo, com 9.188 mortes; mais de 27 mil pessoas se recuperaram. 

O Monumento às Bandeiras, na zona sul de São Paulo, com máscaras de proteção
O Monumento às Bandeiras, na zona sul de São Paulo, com máscaras de proteção Foto: Amanda Perobelli/Reuters (12.mai.2020)

Paula Mariane,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

De ontem para hoje, foram registradas 43 mortes por Covid-19 no estado de São Paulo. Esse é o menor número de mortes confirmadas em 24 horas desde 18 de maio – na época, antes do anúncio da retomada gradual das atividades, foram registrados 41 óbitos pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP), durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (8). 

O secretário de Saúde, José Henrique Germann, explica que a queda no número de casos e mortes às segundas e terças-feiras se deve ao menor efetivo nos finais de semana, o que gera uma redução nos registros do sistema de saúde. Ele destaca, porém, que, realmente, o índice desta segunda apresenta uma redução em relação ao início de outras semanas. 

Assista e leia também:

O pior já passou para o Brasil? Especialistas avaliam números da Covid-19
‘Ao alterar números, Ministério da Saúde tapa o sol com a peneira’, diz Maia
São Paulo prorroga vacinação contra a gripe até 30 de junho

“Hoje, segunda, estamos olhando os dados que foram computados no domingo. Como esses dados não são imputados na mesma velocidade dos dias úteis, ocorre esse atraso na contabilidade. Independente deste número ser falsamente baixo, ele aponta para a redução do número de mortes no estado de São Paulo”, reforça o coordenador do Centro de Contingência de Covid-19, Carlos Carvalho.

“Estamos atingindo o nosso platô. Isso nos deixa tranquilos. Precisamos ainda do apoio irrestrito da população para usar máscaras”, disse Germann.

Segundo a atualização mais recente do boletim epidemiológico, foram registrados, até o momento, 144.593 casos de Covid-19 no estado de São Paulo, com 9.188 mortes. Mais de 27 mil pessoas se recuperaram. 

 

Mais Recentes da CNN