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    Subir escadas pode ajudar na longevidade, mostra estudo

    Pesquisadores apontam que esse é um tipo de atividade física acessível e prática para reduzir risco de doenças cardiovasculares e morte prematura

    Subir escadas pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e morte prematura, segundo estudo
    Subir escadas pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e morte prematura, segundo estudo NickyLloyd/GettyImages

    Gabriela Maraccinida CNN

    Subir escadas pode estar relacionado à longevidade, de acordo com um novo estudo apresentado na última sexta-feira (26) no ESC Preventive Cardiology 2024, congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia.

    De acordo com o estudo, isso acontece porque subir escadas é um tipo de atividade física acessível e prática e que pode estar relacionada a um menor risco de doenças cardiovasculares e morte prematura.

    “Se você tiver a opção de usar escadas ou elevador, use as escadas, pois isso ajudará seu coração”, disse a autora do estudo, Sophie Paddock, da Universidade de East Anglia e Norfolk and Norwich University Hospital Foundation Trust, Norwich, no Reino Unido, em comunicado à imprensa. “Mesmo breves períodos de atividade física têm impactos benéficos para a saúde, e períodos curtos de subida de escadas devem ser uma meta alcançável para integração nas rotinas diárias.”

    Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram evidências científicas já disponíveis sobre o tema e conduziram uma meta-análise.

    Ao todo, foram analisados nove estudos com 480.479 participantes. Foram incluídos participantes saudáveis e pessoas com histórico de ataque cardíaco ou doença arterial periférica. A idade dos participantes variou de 35 a 84 anos, e 53% eram mulheres.

    Segundo o estudo, subir escadas foi associado a uma redução de 24% no risco de morte por qualquer causa e a uma probabilidade 39% menor de morrer de doença cardiovascular. Subir escadas também foi associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral).

    “Com base nesses resultados, encorajaríamos as pessoas a incorporarem a subida de escadas em suas vidas diárias. O nosso estudo sugeriu que quanto mais escadas subirmos, maiores serão os benefícios – mas isto precisa de ser confirmado. Então, seja no trabalho, em casa ou em outro lugar, use as escadas”, afirma Paddock.

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