SUS: Padilha relata desafios do governo com espera em filas de atendimento

Ministro da Saúde relata medidas para melhorar atendimento especializado e reduzir tempo de espera no Sistema Único de Saúde

Da CNN
Compartilhar matéria

Alexandre Padilha, em entrevista à CNN Brasil, abordou os desafios enfrentados pelo governo em relação ao tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministro destacou avanços e novas medidas para melhorar o atendimento à população.

Padilha iniciou a entrevista ressaltando a redução de mais de 70% nos casos de dengue no Brasil em comparação com o ano anterior, com exceção do estado de São Paulo, que apresentou um aumento significativo. Ele também mencionou o fortalecimento das campanhas de vacinação, incluindo a realização do dia D nacional da vacinação em 10 de maio.

Avanços na saúde pública

O ministro destacou conquistas recentes na área da saúde, como o reconhecimento do Brasil pela Comissão Internacional de Verificação por ter eliminado o sarampo, devido ao aumento nas coberturas vacinais em 2023 e 2024. Além disso, Padilha mencionou a entrega do dossiê à Organização Pan-Americana de Saúde, comprovando a eliminação da transmissão vertical do HIV no país.

Desafios e novas medidas

Padilha reconheceu que o maior desafio atual é o tempo de espera para atendimento especializado. Para enfrentar esse problema, o governo implementou o programa "Agora tem especialistas", que permite ao governo federal contratar atendimento especializado e ofertar para municípios e estados.

O ministro explicou que a medida provisória assinada pelo presidente autoriza o governo federal a fazer contratações diretas, oferecendo serviços especializados para estados e municípios que enfrentam dificuldades em atender a demanda. Padilha citou exemplos de regiões com escassez de profissionais especializados, como cirurgiões torácicos e cardíacos pediátricos.

Além disso, a medida permite novos mecanismos de contratação, como a possibilidade de hospitais privados ou filantrópicos trocarem dívidas com a União por mais cirurgias, exames diagnósticos e consultas especializadas. O objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas dos estados e municípios, melhorando o acesso da população aos serviços de saúde especializados.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.