Vacinação contra Covid-19 na Índia atinge 2 bilhões de doses; casos batem recorde
Infecções diárias atingiram o recorde de alta em quatro meses, de acordo com dados oficiais
A vacinação contra a Covid-19 na Índia atingiu 2 bilhões de doses no domingo (17). Doses de reforço são aplicadas em todos os adultos no país, visto que as infecções diárias atingiram o recorde de alta em quatro meses, de acordo com dados oficiais.
O primeiro-ministro Narendra Modi elogiou o marco da vacinação, comemorando a maior e mais longa campanha de imunização do mundo, que teve início em 2021.
“A Índia cria história novamente!”, disse Modi disse em uma publicação no Twitter. O primeiro-ministro enfrentou acusações da oposição de condução ruim da pandemia que, segundo especialistas, matou milhões. O governo rejeita as alegações.
Os dados do Ministério da Saúde do país mostram o número de mortes pela doença em 525.709, com 49 mortes registradas durante a noite.
Nas últimas 24 horas, fora registrados 20.528 novos casos, o maior número desde 20 de fevereiro, segundo dados compilados pela Reuters.
O país de 1,35 bilhão de pessoas suspendeu a maioria das restrições relacionadas à Covid-19 e as viagens internacionais se recuperaram de forma robusta.
Cerca de 80% das doses aplicadas foram da vacina AstraZeneca feita internamente, chamada Covishield. Outros imunizantes incluem Covaxin e Corbevax desenvolvidos internamente e o Sputnik V, da Rússia.
O governo federal tem acelerado sua campanha de reforço para evitar a propagação de infecções, aumentando a vacinação nos estados orientais de Assam, Bengala Ocidental e Karnataka, no Sul.
(Edição de Rupam Jain e William Mallard)