Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vacinação e máscaras são essenciais para conter a Covid no inverno, diz médica

    À CNN Rádio, Raquel Stucchi disse que aumento de casos nas Américas está diretamente relacionado às flexibilizações das medidas sanitárias e estagnação no ciclo vacinal completo

    Ausência de máscara e falta de vacinação pode aumentar risco de surtos de Covid-19 no inverno
    Ausência de máscara e falta de vacinação pode aumentar risco de surtos de Covid-19 no inverno Agência Brasil

    Amanda GarciaBel Camposda CNN

    Em São Paulo

    A infectologista e professora da Unicamp, Raquel Stucchi, fez um alerta sobre a possível escalada de casos de Covid-19 durante o inverno que se aproxima.

    “O que nós temos é olhar na nossa família, amigos e colegas de trabalho, reforçando a importância de completar o ciclo de vacinação e o uso de máscara em ambientes fechados é fortemente recomendado para todos”, afirmou a membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, à CNN Rádio.

    A infectologista explicou que, em ambientes fechados, o uso de máscara deve ser mantido para qualquer idade, já que, sem ventilação por causa do frio, eles se tornam lugares de alta propagação da Covid-19.

    Stucchi lembrou que a distribuição de vacinas não é igualitária, mas que esse, na média, “não é o caso da América do Sul e da América Central”: “As pessoas não estão com orientação suficiente. Para enfrentar a Ômicron, o esquema básico é de três doses.”

    “A Covid não foi embora e é preciso estar com a vacinação em dia para não ter um adoecimento grave ou diminuir esse risco”, completou.

    A infectologista também chamou a atenção para a dificuldade de adesão à vacinação contra a Covid-19 em alguns estados do Brasil, como na região Norte, o que, segundo ela, também é preocupante.

    Ela lembrou que “teremos num futuro bem breve vacinas de segunda geração, com receitas diferentes que devem promover um tempo de proteção maior, o que pode mudar a orientação de doses anuais”.