Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Varíola dos macacos deixa mundo em alerta; veja sintomas e cuidados

    CNN Nosso Mundo deste sábado (6) recebe Esper Kallás, médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, para falar sobre o assunto

    Da CNN

    Ouvir notícia

    Surtos de varíola dos macacos foram registrados em diversos países, incluindo o Brasil. Nesta quinta-feira (4), os Estados Unidos declararam emergência de saúde pública devido à doença.

    No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

    Para falar sobre o assunto, o CNN Nosso Mundo deste sábado (6) recebe Esper Kallás, médico infectologista, pesquisador e professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.

    “Ao longo de décadas, essa doença foi negligenciada quando ela deveria ter sido estudada mais há fundo”, diz Kallás. “Podemos listar várias doenças que ocorrem em locais subdesenvolvidos há décadas e ninguém liga. Mas, quando a doença bate na porta de um país desenvolvido, tudo muda. Precisamos rever isso”, acrescenta.

    O principal sintoma da varíola dos macacos, também chamada de monkeypox, é o surgimento de bolhas ou lesões, que podem se manifestar em diversas partes do corpo, mas, principalmente, nas extremidades ou genitálias.

    Os sinais e sintomas podem durar entre duas e quatro semanas e, na maior parte dos casos, a doença não requer internação hospitalar. O isolamento reduz os riscos de transmissão do vírus.

    No entanto, é recomendado que se busque atendimento médico se presenciar febre alta e súbita, dor de cabeça e aumento nos gânglios.

    “A varíola dos macacos é transmitida principalmente por conta direto de pessoa para pessoa. O que vimos até agora, basta o contato pele com pele ou mucosas, onde tem uma lesão, para ocorrer a transmissão”, destaca o professor.

    Para saber mais sobre o assunto, assista ao programa deste sábado (6) no canal 577 e pelo YouTube da CNN Brasil.

    CNN Nosso Mundo é exibido aos sábados, a partir das 23h45.

    (publicado por Tiago Tortella, da CNN)

    Mais Recentes da CNN