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    Veja como reduzir o risco de demência com essas opções de alimentos e atividades

    Pesquisas avaliaram como mudanças no estilo de vida podem impactar a saúde do cérebro

    Peixes oleosos, como o salmão, são obrigatórios na dieta mediterrânea
    Peixes oleosos, como o salmão, são obrigatórios na dieta mediterrânea Foto: Shutterstock

    Sandee LaMotteda CNN

    Comer alimentos mais naturais e não processados, manter-se ativo e ter uma boa vida social são maneiras de combater a demência à medida que envelhece, de acordo com dois novos estudos publicados na quarta-feira (27) em Neurology, revista médica da Academia Americana de Neurologia.

    Um estudo investigou como atividades físicas e mentais, como tarefas domésticas, exercícios e visitas a familiares e amigos, podem diminuir o risco de demência.

    O outro estudo analisou o impacto da ingestão de alimentos ultraprocessados ​​no risco futuro de demência.

    Atividade física, mental e social ajuda

    Mais de 500 mil pessoas que participaram do Biobank do Reino Unido, que abriga informações genéticas e de saúde detalhadas, foram questionadas sobre a frequência com que subiam escadas, caminhavam ou andavam de bicicleta, faziam tarefas domésticas ou de trabalho ou participavam de esportes extenuantes.

    O mesmo grupo de pessoas também foi questionado sobre seu nível educacional e se frequentava aulas de educação de adultos, com que frequência visitava amigos e familiares e com que frequência participava de clubes sociais ou grupos religiosos.

    Em seguida, eles foram questionados sobre a extensão de seu uso eletrônico, como jogar jogos de computador, assistir TV e usar um smartphone.

    Os participantes foram acompanhados por cerca de 11 anos para ver se desenvolveram demência.

    As pessoas que estavam altamente engajadas em padrões de atividade, como exercícios frequentes, tinham um risco 35% menor de desenvolver demência em comparação com as pessoas menos engajadas nessas atividades, descobriram os pesquisadores.

    Fazer tarefas domésticas regularmente reduziu o risco em 21%, enquanto as visitas diárias com familiares e amigos reduziram o risco de demência em 15%, em comparação com pessoas menos engajadas. Visitar pubs parecia aumentar o risco, de acordo com o estudo.

    “A atividade social é uma forma de estimulação cognitiva e ajuda a construir a reserva cognitiva, o que em parte pode explicar como ela protege contra a demência”, disse Kellyann Niotis, neurologista da Clínica de Prevenção de Alzheimer da Weill Cornell Medicine e NewYork-Presbyterian, que não se envolveu com o estudo.

    As pessoas que se envolvem em atividades sociais regulares também têm mais proteínas protetoras da memória e são mais propensas a ter uma sensação de significado na vida — todas importantes para a saúde do cérebro. Como bônus, praticar exercícios com outras pessoas pode ampliar o benefício de cada um, disse ela.

    Todos no estudo se beneficiaram do efeito protetor das atividades físicas e mentais, independentemente de terem ou não histórico familiar de demência, descobriram os pesquisadores.

    Uma limitação importante do estudo foi que as pessoas foram solicitadas a lembrar, não a rastrear objetivamente suas atividades, e foram questionadas apenas uma vez no início do estudo sobre seus comportamentos.

    “Mais pesquisas são necessárias para confirmar nossas descobertas. No entanto, nossos resultados são encorajadores de que fazer essas mudanças simples no estilo de vida podem ser benéficas”, disse o autor do estudo, Huan Song, professor de pesquisa da Universidade de Sichuan em Chengdu, China, em um comunicado.

    Alimentos ultraprocessados ​​fazem mal

    Substituir alimentos ultraprocessados, como biscoitos, sorvetes e batatas fritas, por alimentos integrais não processados ​​pode ajudar a combater a demência, descobriu um novo estudo de dados do UK Biobank.

    “Os resultados mostram que não apenas os alimentos ultraprocessados ​​são prejudiciais à saúde do cérebro, mas removê-los de sua dieta pode melhorar os resultados cognitivos e reduzir o risco de demência”, disse Niotis, que não participou do estudo.

    Os alimentos ultraprocessados ​​são tipicamente ricos em gorduras adicionadas, sal e açúcar, e simultaneamente pobres em proteínas e fibras.

    “Pesquisadores demonstraram que a substituição de 20% do peso de alimentos ultraprocessados ​​na dieta por uma proporção equivalente de alimentos não processados/minimamente processados ​​foi associada a um risco 34% menor de demência e 39% menor risco de demência vascular (mas não de Alzheimer doença)”, escreveram Maura Walker, professora assistente de pesquisa na Universidade de Boston e Nicole Spartano, professora assistente de medicina na Escola de Medicina da Universidade de Boston em um editorial. Elas não participaram do estudo.

    “Se alguém disser que a dieta X é a melhor para você, essa pessoa está mentindo”, diz especialista / Foto: Unplash/Divulgação

    Alimentos minimamente processados ​​e não processados ​​são definidos como alimentos integrais nos quais as vitaminas e os nutrientes ainda estão intactos. Vegetais crus e congelados, grãos integrais, legumes e feijões, frutas, nozes, carnes, frutos do mar, ervas, especiarias, alho, ovos e leite podem se encaixar nesta categoria.

    “Nossos resultados também mostram o aumento de alimentos não processados ​​ou minimamente processados ​​em apenas 50 gramas por dia, o que equivale a meia maçã, uma porção de milho ou uma tigela de cereal de farelo, e simultaneamente diminuindo os alimentos ultraprocessados ​​em 50 gramas por dia, equivalente a uma barra de chocolate ou uma porção de palitos de peixe, está associado a uma redução de 3% no risco de demência”, disse o autor do estudo Huiping Li, do Instituto de Epidemiologia Nutricional da Universidade Médica de Tianjin, na China, em um comunicado.

    “É encorajador saber que mudanças pequenas e gerenciáveis ​​na dieta podem fazer a diferença no risco de demência de uma pessoa”, disse Li. O estudo só poderia estabelecer uma associação, não causa, e estudos adicionais são necessários.

    Os alimentos ultraprocessados ​​passam por vários processos durante a fabricação e podem conter muitos ingredientes adicionados para melhorar o sabor e prolongar a vida útil.

    Os exemplos incluem refrigerantes, cachorros-quentes, batatas fritas, cereais matinais açucarados, sopas embaladas, nuggets de frango, doces, batatas fritas, sorvetes — a lista continua.

    “Os alimentos ultraprocessados ​​devem ser convenientes e saborosos (mas) esses alimentos também podem conter aditivos alimentares ou moléculas da embalagem ou produzidos durante o aquecimento, todos os quais demonstraram em outros estudos ter efeitos negativos nas habilidades de pensamento e memória”, disse Li.

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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