Veja dicas para aumentar a produtividade com o retorno ao trabalho presencial

Especialistas em produtividade compartilharam suas dicas mais eficazes para conquistar metas e reduzir o estresse

É possível ainda ser produtivo sem se afundar em uma montanha de trabalho inacabado
É possível ainda ser produtivo sem se afundar em uma montanha de trabalho inacabado Elisa Ventur/Unsplash

Megan Marplesda CNN

Ouvir notícia

Acorde, vista-se, vá e volte do trabalho, faça o jantar e vá dormir. Se você tem filhos, multiplique em muito essas tarefas.

Entre esses momentos estão dezenas de atividades a serem feitas. O trabalho remoto presenteou muitas pessoas com tempo adicional para trabalhar em tarefas pessoais ou fazer uma pausa.

Agora, o retorno ao trabalho presencial significa menos tempo para concluir as tarefas. Você nem sempre termina tudo o que gostaria, o que às vezes pode deixar você se sentindo culpado e ansioso pelo dia seguinte. Mas não precisa ser assim.

Como muitos estão voltando para o escritório, é possível ainda ser produtivo sem se afundar em uma montanha de trabalho inacabado. Especialistas em produtividade compartilharam suas dicas mais eficazes para conquistar metas e reduzir o estresse.

Priorize suas tarefas

O primeiro passo é dividir suas tarefas em metas de curto, médio e longo prazo, disse Alejandro Lleras, professor do departamento de psicologia da Universidade de Illinois Urbana-Champaign.

Depois disso, classifique-as com base no nível de urgência para saber quais fazer primeiro, disse ele. Esse processo permite que você se concentre nas tarefas mais sensíveis ao tempo, mantendo-se de olho nas metas de longo prazo, acrescentou Lleras.

“As pessoas podem se sentir ocupadas sempre fazendo as coisas curtas que podem não ser as mais urgentes, mas são fáceis de concluir”, disse ele. Esta é uma armadilha comum que deixa as pessoas exaustas sem completar os objetivos maiores, acrescentou Lleras.

Quando você se concentra primeiro nas tarefas de maior prioridade, também sente menos pressão para continuar no final do dia, porque os itens restantes tendem a ser menos importantes e podem ser abordados mais tarde, afirma Earl Miller, professor de neurociência no Picower Institute for Learning and Memory do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Descubra o seu tempo de trabalho ideal

Algumas pessoas podem trabalhar em tarefas importantes que exigem muita atenção, mas não na hora do dia em que são mais produtivas, disse Lleras. Isso desperdiça uma energia preciosa que poderia ser usada em outros lugares, afirma.

Em vez de trabalhar nas tarefas mais importantes em horários variados, concentre-se em usar o tempo em que você é mais produtivo e focado para concluir os principais itens da sua lista, disse ele.

Se você não tiver certeza de qual é seu momento ideal do dia, defina um horário regular de sono. Em seguida, tente trabalhar em diferentes horários do dia, disse Lleras. Seja qual for o momento em que você se achar mais produtivo, tente proteger esse tempo o máximo possível para que você possa fazer mais, disse ele.

“É importante levar em conta quais são seus pontos fortes e quais são as restrições de sua família”, disse Lleras.

Para pais e cuidadores, pode ser depois de colocar as crianças na cama, avalia.

O poder da monotarefa

A sociedade enraizou em nós que a multitarefa é uma habilidade importante que é necessária para o sucesso, segundo Miller.

Quando você alterna entre vários objetivos, no entanto, está gastando um tempo valioso fazendo malabarismos com várias tarefas e reconfigurando constantemente seu cérebro, o que exige um esforço extra, afirma Miller.

Isso reduz a produtividade e, como resultado, as pessoas estão realizando menos do que fariam se estivessem focadas na monotarefa, que é trabalhar em uma tarefa de cada vez, disse ele.

Miller recomenda que você comece configurando um cronômetro para 20 minutos e trabalhe em apenas uma tarefa até que o tempo acabe. Com o tempo, você pode aumentar sua tolerância por períodos mais longos, acrescentou.

“Se você fizer isso, descobrirá que a qualidade do seu trabalho melhorará, assim como sua eficiência, então você será mais produtivo”, disse ele.

Aceite que você pode não completar tudo

Há tanta coisa que alguém pode fazer em um dia, então as pessoas não devem se esforçar até o ponto de exaustão, disse Larry Rosen, professor emérito de psicologia da Universidade Estadual da Califórnia.

É importante estabelecer limites para si mesmo, da mesma forma que os pais estabelecem regras para seus filhos, como ir para a cama às 21h, disse ele.

Definir o horário fora do escritório diariamente quando você não está no trabalho é outra ótima maneira de parar de pensar em tarefas incompletas, disse Rosen. Isso ajuda você a estabelecer limites e reduz a preocupação com o trabalho inacabado sobre o qual outras pessoas podem entrar em contato com você, explicou ele.

Por exemplo, você pode definir uma mensagem automática após sair do trabalho todos os dias dizendo que responderá pela manhã.

Não importa com quantas técnicas você tente maximizar seu tempo, pode não ser suficiente, e está tudo bem, disse Miller.

“O autoconhecimento é tudo, reconhecer que você tem menos tempo e não consegue fazer tanto faz diminuir a pressão”, afirma.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN