Virologista diz que Holanda detectou caso de reinfecção por Covid-19

Marion Koopmans, conselheira do governo holandês e da OMS, explicou que novo caso foi registrado em paciente idoso e com sistema imunológico deteriorado

Fabricio Julião*,

da CNN, em São Paulo 

Ouvir notícia

A virologista Marion Koopmans afirmou à NOS, rede de notícias pública da Holanda, que o país possui um caso de reinfecção do novo coronavírus. A informação foi publicada nesta terça-feira (25), um dia depois de cientistas de Hong Kong confirmarem o primeiro caso de reinfecção de Covid-19 no mundo.

Koopmans, que é uma importante conselheira do gabinete de governo holandês e da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que trata-se de um paciente idoso e com o sistema imunológico deteriorado. 

“Todas as infecções por SARS-CoV-2 têm uma impressão digital diferente, um código genético”, disse a virologista. “As pessoas podem carregar algo consigo por muito tempo após uma infecção e ocasionalmente secretar um pouco de RNA.” 

Assista e leia também:
Cientistas de Hong Kong confirmam 1º caso de reinfecção por Covid-19
Uma pessoa pode tomar mais de uma vacina contra a Covid-19?
Quando teremos uma vacina eficaz contra a Covid-19?

Teste laboratorial de Covid-19.
Teste laboratorial de Covid-19.
Foto: Horth Rasur/Shutterstock

A especialista disse que, para confirmar que é uma recontaminação, os pesquisadores devem ser capazes de demonstrar que os códigos desse RNA são diferentes, o que parece ser o caso dos pacientes em Hong Kong e na Holanda. 

De acordo com a publicação da NOS, o virologista Mark Van Ranst também confirmou um caso de reinfecção do vírus na Bélgica. 

“Não é uma boa notícia. Você espera estar fora de perigo [após contrair o vírus] o que, com esperança, ocorre na maioria dos casos”, disse à uma televisão estatal da Bélgica. Ainda não está claro, segundo o especialista, se as reinfecções são exceções. 

(*Sob supervisão de Julyanne Jucá)

Mais Recentes da CNN