Mobilidade comunitária de brasileros aumentou, aponta relatório do Google

A plataforma Community Mobility Reports, do Google, monitora semanalmente a mobilidade dos países durante período de isolamento social

Isabelle Saleme Da CNN, no Rio de Janeiro
14 de abril de 2020 às 12:23 | Atualizado 14 de abril de 2020 às 12:35

A ida para farmácias e supermercados foi o que mais aumentou no Brasil, de acordo com o relatório semanal da plataforma Community Mobility Reports, do Google — que produz relatórios de movimentação para indicar se a política de isolamento instituída por muitos países para evitar a propagação do novo coronavírus está funcionando. 

Enquanto no primeiro relatório ficou evidente uma queda brusca na mobilidade da população, este novo levantamento, realizado entre os dias 29 de março e 5 de abril, mostrou que há menos pessoas respeitando as regras de isolamento social, recomendações dadas pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também:

Apenas 47% estão cumprindo isolamento social no estado de SP; ideal é 70%
Isolamento social é fundamental, afirma infectologista
'Cidades devem avaliar isolamento social e ampliar testagem', diz infectologista

O número de pessoas que têm saído de casa aumentou cerca de 2% neste período; a ida aos mercados e farmácias aumentou 11%; bares, cafés e deslocamento para o trabalho e pontos de ônibus também apresentaram alta.

No Rio de Janeiro, a frequência seguiu a mesma proporção de crescimento nacional. Entretanto, apresentou queda de 4% em parques e praças.