São Paulo lança aplicativo com versão digital do RG


Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
12 de agosto de 2020 às 10:04
São Paulo lançou aplicativo com versão digital do RG

Polícia Civil de São Paulo lançou aplicativo para Android e iOS com versão digital do RG

Foto: Reprodução/ Google Play Store

A Polícia Civil de São Paulo lançou o aplicativo RG Digital SP, versão mobile da cédula de identidade. O documento, que fica armazenado no celular, é válido em todo o país.

O disponibilidade da versão digital do documento não substituirá a necessidade de emissão do RG físico, mas promessa da autoridades, no entanto, é de que o processo será agilizado.

Podem ter acesso ao documento eletrônico pessoas com RG emitido a partir de 04 de fevereiro de 2014, com numeração vermelha, QR Code impresso no verso e que estejam cadastradas no sistema de identificação biométrica da polícia civil – que possui cerca de 35 milhões de prontuários biométricos.

O aplicativo RG Digital SP pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store. Os requisitos mínimos para ouso do app são Android 5.0 e iOs 10. Além disso, é preciso câmera com ao menos 5 megapixel e conexão de internet ativa.

Assista e leia também:

Receita Federal lança aplicativo com versão digital do CPF
Cartório na internet vai permitir reconhecer firma e autenticar sem sair de casa

Como usar?

Com o aplicativo instalado, basta selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o QR Code do verso do documento em papel. É preciso ainda fazer uma prova de vida por meio da biometria facial.

Em caso de troca de aparelho, basta baixar novamente o aplicativo e seguir os mesmo passos para obter novamente o RG digital. Para evitar fraudes, porém, o documento virtual só estará disponível em um aparelho celular.

“No caso de roubo ou furto, apesar da existência de sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia, que impede acesso a estranhos, o cidadão deve registrar o fato na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia”, disse a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de SP, em nota. 

2ª via de RG

Outra função do aplicativo é a que permite a solicitação de segunda via do RG de papel. Para usar esse recurso basta acessar o botão “2ª via do RG”, inserir o número do documento e um e-mail de contato, selecionar um local para retirar o documento e fazer a identificação biométrica por foto.

Depois, é preciso pagar a guia de arrecadação conforme instruções enviadas por e-mail. O novo documento estará disponível no endereço escolhido pelo usuário após 10 dias úteis.