Cápsula da SpaceX, com 4 astronautas, chega à Estação Espacial Internacional

Quatro astronautas, viajando em uma nave espacial recém-projetada da SpaceX, de Elon Musk, chegaram à Estação Espacial Internacional na noite desta segunda

Por Bill Tarrant, da Reuters
17 de novembro de 2020 às 02:03 | Atualizado 17 de novembro de 2020 às 11:11


Quatro astronautas, viajando em uma nave espacial recém-projetada da SpaceX, de Elon Musk, chegaram à Estação Espacial Internacional na noite desta segunda-feira (16), na primeira missão tripulada em uma cápsula espacial construída privadamente comprada pela Nasa.

A cápsula Crew Dragon da SpaceX, apelidada de Resilience por sua tripulação de três americanos e um astronauta japonês, atracou 27 horas após o lançamento no topo de um foguete Falcon 9 do Cabo Canaveral, Flórida.

Leia também:
Lançamento de foguete da SpaceX com quatro astronautas é bem-sucedido

A Estação Espacial Internacional (ISS)
Foto: Nasa/ Divulgação


A estação espacial, um laboratório orbital a cerca de 400 quilômetros acima da Terra, será a casa deles pelos próximos seis meses.

Depois disso, outro conjunto de astronautas em uma cápsula do Crew Dragon os substituirá. Essa rotação continuará até que a Boeing ingresse no programa com sua própria espaçonave no final do próximo ano.

A tripulação do Resilience inclui o comandante do Crew Dragon, Mike Hopkins, e dois astronautas da NASA: o piloto da missão Victor Glover e a física Shannon Walker. Eles se juntaram ao astronauta japonês Soichi Noguchi, fazendo sua terceira viagem ao espaço depois de voar anteriormente no ônibus espacial dos EUA em 2005 e na Soyuz em 2009.

Outro astronauta americano e dois cosmonautas russos estão a bordo da estação espacial de uma missão anterior.

"Bem-vindo à ISS. Mal podemos esperar para tê-lo a bordo", disse Kate Rubins, astronauta norte-americana que já está na estação espacial.

Antes de receber sua certificação de voo da Nasa na semana passada, o Crew Dragon da SpaceX estava em desenvolvimento há cerca de uma década sob um programa público-privado da NASA iniciado em 2011 para reviver a capacidade humana de voo espacial da agência.

O lançamento da noite de domingo marcou a primeira missão operacional da SpaceX para a NASA no âmbito desse programa, após um voo de teste no verão passado com uma tripulação de dois astronautas americanos. (Reportagem de Bill Tarrant; edição de Jonathan Oatis e Gerry Doyle)