Helicóptero Ingenuity da Nasa enfrenta problemas no seu sexto voo em Marte

Problema no sistema de captura de imagens gerou confusões no algoritmo após tentativas dos cientistas responsáveis de corrigí-lo

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
28 de maio de 2021 às 10:24 | Atualizado 28 de maio de 2021 às 10:28
Ilustração mostra o helicóptero Ingenuity durante voo teste em Marte
Ilustração mostra o helicóptero Ingenuity durante voo teste em Marte
Foto: Nasa/JPL-Caltech

O helicóptero espacial da Nasa, o Ingenuity, sofreu problemas em seu sexto voo em Marte. A missão que ocorreu em 22 de maio foi descrita nesta quinta-feira (27) nas redes sociais da agência espacial, comentando algumas falhas na operação. Apesar de algumas dificuldades, a pequena nave conseguiu completar a viagem com sucesso.

Após completar o primeiro ciclo de testes, os pesquisadores responsáveis pela missão decidiram realizar mais algumas atividades com o veículo no planeta vermelho. O trajeto a ser percorrido naquele dia era de 150 metros a 10 metros de altura, na velocidade de 4 metros por segundo, com o objetivo de avaliar a capacidade do Ingenuity de registrar imagens de forma aérea.

 

No início da tentativa, tudo correu bem. Entretanto, após percorrer os 150 metros planejados, o helicóptero começou a oscilar e mudar de velocidade de forma inesperada – o que de acordo com a agência, ocorreu como uma forma da nave de encontrar o equilíbrio novamente após problemas.

A causa relatada do erro foi uma falha no sistema de captação de imagens. Após cerca de 54 segundos do início do voo, um problema fez com que todas as imagens fossem registradas com data e horário errados. Quando os cientistas perceberam a alteração, enviaram as informações corretas para o sistema, que ao tentar corrigir os equívocos alcançou picos de energia, entre outras falhas.

O piloto responsável pelo veículo, Håvard Grip, afirmou que o problema não foi mais grave pois o próprio Ingenuity possui um sistema de "redução de danos", que gera uma margem de estabilidade no caso de problemas. De acordo com a agência, o helicóptero já está "pronto para voar novamente".

*sob supervisão