'Anel de fogo': eclipse solar aconteceu nesta quinta-feira (10); veja fotos

Fenômeno não pôde ser visto no Brasil, mas imagens capturadas ao redor do mundo revelam a beleza do Sol eclipsado pela Lua

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
10 de junho de 2021 às 08:50 | Atualizado 10 de junho de 2021 às 15:09
'Anel de fogo' – Eclipse Capitólio EUA
'Anel de fogo' – Eclipse Capitólio EUA
Eclipse conhecido como 'anel de fogo' surge atrás do Capitólio, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (10)Crédito: Bill Ingalls/NASA via Getty Images
  • 'Anel de fogo' – Eclipse Capitólio EUA
  • 'Anel de fogo' – eclipse nos EUA
  • 'Anel de fogo' – eclipse
  • 'Anel de fogo' – EUA Delaware

Um raro fenômeno invadiu o céu de diversos países nas primeiras horas desta quinta-feira (10). Um eclipse solar anular, chamado de "anel de fogo", provocou belas imagens capturadas em diversas cidades ao redor do mundo.

O eclipse anular acontece quando a Lua está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem – quando completamente alinhados, o Sol se torna uma espécie de "anel" brilhante no céu. 

No norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia foi possível observá-lo completamente. No Brasil, o fenômeno não pôde ser visto. No Reino Unido e nos Estados Unidos foi possível observar o eclipse parcialmente. 

O próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil será só acontecerá em outubro de 2023, de acordo com o site da Nasa, que acompanha esses fenômenos.

A fase total durou cerca de 4 minutos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Este foi o primeiro eclipse solar de 2021. 

(Com informações de Anna Satie e Luana Frazão, da CNN, em São Paulo)