Novos selos baseados na Nasa celebram dez anos de observação solar

Os selos da Sun Science chamam a atenção para as diferentes visões do sol vistas de observatório da Nasa

Mallika Kallingal, da CNN
20 de junho de 2021 às 09:20 | Atualizado 20 de junho de 2021 às 11:05
Selo baseado na Nasa celebra 10 anos de observação solar
Selo baseado na Nasa celebra 10 anos de observação solar
Foto: Nasa/Divulgação

O Serviço Postal dos Estados Unidos emitiu um conjunto de selos para comemorar uma década de observação do sol do Observatório Solar Dynamics (SDO, na sigla em inglês) da Nasa, de acordo com a própria agência espacial. Os selos da Sun Science chamam a atenção para as diferentes visões do sol vistas do SDO.

"Eu olho para cada uma dessas fotos do Observatório Solar Dynamics e lembro-me de como elas nos ajudam a aprender mais sobre o Sol e a maneira como sua atmosfera em constante mudança pode afetar a Terra e os planetas", disse o Dr. Nicky Fox, Diretor de Divisão da Divisão de Heliofísica da Nasa na sede da agência em Washington, de acordo com o comunicado à imprensa. 

Os selos foram emitidos pelos Correios durante uma cerimônia no Greenbelt Main Post Office em Maryland na sexta-feira (18).

"Esperamos que esses selos incríveis ajudem a gerar o mesmo sentimento de admiração e curiosidade sobre nossa estrela que inspirou nossos ancestrais e os cientistas da Nasa a querer entender melhor o sol, o espaço e a miríade de possibilidades que existem em nosso sistema solar, em nosso universo e além ", disse Thomas J. Marshall, conselheiro geral do Serviço Postal e vice-presidente executivo, de acordo com um comunicado.

Cada selo destaca características diferentes do sol: Loops Coronal, Buraco Coronal, Flare Solar, Sol Ativo, Explosão de Plasma e Manchas Solares. 

Selo baseado na Nasa celebra 10 anos de observação solar
Foto: Nasa/Divulgação

A espaçonave SDO foi lançada em 2010 e começou a coletar dados alguns meses depois com dois instrumentos de imagem que fornecem vistas complementares do sol, de acordo com a Nasa. Ele também mede o campo magnético do Sol e o movimento do material solar em sua superfície e também permite que os cientistas investiguem profundamente o interior do Sol, disse a Nasa.

"O que o SDO fez foi nos dar a ecologia do Sol ... Está nos dando uma visão geral, um detalhe de cada vez", disse o Dr. Dean Pesnell, cientista do projeto SDO na NASA Goddard, de acordo com o comunicado.

O novo conjunto de carimbos apresenta 10 imagens do SDO.

(Texto traduzido, leia o original em inglês)