AirPods Pro 3: é possível identificar problemas de saúde pelo ouvido?

Novo fone de ouvido da Apple utiliza sensores ópticos para medir frequência cardíaca e pode acompanhar atividades físicas, trazendo mais funcionalidades além da reprodução de áudio

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Os fones de ouvido sem fio estão evoluindo para muito além da simples reprodução de áudio. O AirPods Pro 3, recém-lançado pela Apple no mercado brasileiro, traz tecnologia embarcada capaz de monitorar os batimentos cardíacos do usuário diretamente pelo ouvido, funcionando como um dispositivo de saúde complementar.

A tecnologia utiliza sensores ópticos localizados na parte interna do fone que, ao encostarem na orelha, conseguem analisar o fluxo sanguíneo através de um processo chamado fotopletismografia. Quando o usuário coloca os fones, o aplicativo conectado começa imediatamente a exibir os batimentos cardíacos em tempo real.

"Se você usar durante um treino ou durante algum período mais longo, ele começa a mostrar qual atividade você fez, sua média de frequência cardíaca e a variabilidade ao longo do dia", explica Adriano Ponte, especialista do Canaltech. O dispositivo também cruza dados de movimento captados por acelerômetros integrados, semelhantes aos encontrados em smartwatches, permitindo um monitoramento mais completo durante exercícios físicos.

Além do monitoramento de saúde

O AirPods Pro 3 também incorpora recursos de interação por gestos. "Ele consegue atender quando você faz o gesto de "sim" com a cabeça", menciona Adriano. Os sensores de aceleração reconhecem movimentos específicos da cabeça para executar comandos como atender chamadas ou recusar ligações, dispensando o uso das mãos.

Embora a Apple não tenha sido pioneira nessa tecnologia - a Samsung já oferecia recursos semelhantes no Gear Icon X há cerca de 10 anos - a popularização dos AirPods tem ajudado a trazer essas funcionalidades para o mainstream. O especialista ressalta que existem opções mais acessíveis no mercado que oferecem recursos similares, já que o modelo da Apple custa entre R$ 2 mil e R$ 2.500.

Para garantir conforto e evitar quedas durante o uso, o fone vem com diferentes tamanhos de borrachinhas adaptáveis ao canal auditivo. O AirPods Pro 3 também possui classificação IP57, oferecendo proteção contra suor e umidade, sendo adequado para uso durante atividades físicas, embora não seja recomendado para submersão completa em água.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.