Apple anuncia anotador em braile e outros recursos de acessibilidade

Empresa também oferecerá um modo projetado para facilitar a leitura de textos para usuários com deficiências como dislexia ou baixa visão

Da Reuters
Pessoas passam por uma loja da Apple no centro comercial Westfield UTC em 31 de janeiro de 2025 em San Diego, Califórnia
Pessoas passam por uma loja da Apple no centro comercial Westfield UTC em 31 de janeiro de 2025 em San Diego, Califórnia  • Kevin Carter/Getty Images North America/Getty Images via CNN Newsource
Compartilhar matéria

A Apple anunciou na terça-feira (13) que está trazendo uma série de novos recursos ainda neste ano para tornar seus dispositivos mais acessíveis, incluindo um anotador em braile e zoom ampliado para seu fone de ouvido de realidade mista, o Vision Pro.

Para usuários cegos ou com deficiência visual, os recursos de acessibilidade visual serão ampliados por meio do sistema de câmeras do Vision Pro. Segundo a empresa, os recursos de zoom permitirão que usuários ampliem tudo o que estiver em seu campo de visão usando a câmera principal.

"Estamos comprometidos em avançar com novos recursos de acessibilidade para todos os nossos produtos", disse Sarah Herrlinger, diretora sênior de Políticas e Iniciativas de Acessibilidade Global da Apple.

A Apple permitirá que aplicativos aprovados acessem a câmera principal do Vision Pro para fornecer assistência ao vivo na interpretação visual em aplicativos como o Be My Eyes, que conecta pessoas cegas ou com deficiência visual a voluntários e empresas ao redor do mundo por meio de vídeo ao vivo.

O Vision Pro, elogiado por analistas por sua tecnologia, representa a entrada da Apple no mercado de fones de ouvido, dominado pela Meta.

A Apple também está lançando o Braille Access, que transforma o iPhone, o iPad, o Mac e o Apple Vision Pro em um programa de anotações em braile.

Com esse recurso, os usuários poderão abrir qualquer aplicativo digitando em um dispositivo em braile ou usando o Braille Screen Input — um sistema da Apple que permite a digitação em braile.

Os novos recursos da Apple também incluem um modo de leitura em todo o sistema projetado para facilitar a leitura de textos para usuários com deficiências como dislexia ou baixa visão, informou a empresa.

Veja também: Especialista detalha quais iPhones não poderão mais usar WhatsApp