CES 2026: feira destaca inovações em saúde e tradução em tempo real

Evento em Las Vegas apresentou inovações como dispositivo para monitoramento de diabetes, análise de urina através de aplicativo e óculos com tradução automática de mais de 140 idiomas

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Encerrou-se nesta sexta-feira (9) em Las Vegas, nos Estados Unidos, a CES (Consumer Electronics Show), evento que reuniu as maiores inovações tecnológicas do ano. O foco desta edição esteve principalmente voltado para avanços em tecnologias relacionadas à saúde.

Gabriel Rime, parceiro do Canaltech, esteve presente no Las Vegas Convention Center, principal pavilhão da feira, e destacou a impossibilidade de visitar todos os estandes durante os quatro dias de evento, dada a dimensão e quantidade de inovações apresentadas.

Entre os destaques da feira estava um dispositivo para análise de urina através de um aplicativo. O sistema funciona de maneira semelhante a um teste de gravidez: o usuário utiliza uma tirinha individual para coletar a urina e, em seguida, o aplicativo faz a leitura e fornece informações sobre a quantidade de cálcio, vitaminas e outros elementos, indicando possíveis deficiências nutricionais.

Avanços para pacientes com diabetes

Outro destaque foi o Omnipod, um pequeno dispositivo com potencial para transformar a vida de pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2. O sistema funciona em conjunto com sensores que medem automaticamente os níveis de glicose no sangue durante o dia. Ao receber essas informações, o Omnipod, que também fica inserido no corpo do paciente, faz a injeção da insulina na quantidade necessária, automatizando o processo de controle da doença.

Na área de comunicação, chamaram a atenção óculos capazes de traduzir conversas em tempo real. Gabriel Rime relatou ter conseguido se comunicar perfeitamente com representantes chineses no evento, mesmo falando português, graças à tecnologia de legendas integrada aos óculos. O serviço é compatível com mais de 140 idiomas e requer conexão do dispositivo com um smartphone para funcionar.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.