Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ciclo lunar: veja o calendário das fases da Lua para março de 2024

    Lua Minguante deste mês chega na domingo (3), às 12h23min (horário de Brasília)

    Lado oculto da Lua é mostrado em foto tirada por um módulo da missão chinesa Chang'e 5-T1
    Lado oculto da Lua é mostrado em foto tirada por um módulo da missão chinesa Chang'e 5-T1 Agência Nacional Espacial Chinesa e Academia Chinesa de Ciência

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    O ciclo lunar de março começa no domingo (3) com o fim da Lua Cheia de fevereiro e a chegada da Lua Minguante. A mudança ocorre às 12h23min (horário de Brasília).

    Como funciona o ciclo lunar?

    O ciclo lunar é o período de passagem da Lua para completar uma série de fases, que incluem desde a Lua Nova até chegar nela novamente.

    Esse ciclo é conhecido como mês lunar ou mês sinódico, e tem uma duração média de aproximadamente 29,5 dias.

    Como é cada fase da lua?

    • Lua Nova

    Nessa fase, a Lua está entre a Terra e o Sol, e a parte iluminada da Lua está voltada para o Sol, tornando-a praticamente invisível a partir da Terra. Mas é possível observar a sua presença no céu durante o dia.

    • Lua Crescente

    À medida que a Lua se afasta do Sol, uma fina fatia iluminada começa a aparecer, formando um crescente. É por isso que se chama quadra da Lua Crescente, já que está sendo mais visível que antes.

    • Lua Cheia

    Nesta fase, a Lua está diretamente oposta ao Sol em relação à Terra, e a sua face iluminada está totalmente visível.

    A passagem da Lua Cheia é a fase mais brilhante — e quando é possível ver esse corpo celeste completamente iluminado no céu noturno.

    • Lua Minguante

    À medida que a Lua continua a “diminuir de tamanho”, apenas uma fina fatia iluminada permanece visível antes de a Lua desaparecer completamente da vista da Terra, reiniciando o ciclo com uma Lua Nova.

    As fases da lua e o movimento das marés

    A relação entre as fases da Lua e o movimento das marés se baseia na influência gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra.

    Ou seja, a atração gravitacional da Lua provoca a formação de marés nos oceanos da Terra.

    Essa influência gravitacional varia ao longo do ciclo lunar, resultando em marés altas e baixas regulares.

    Quando a Lua está em sua fase de Lua Nova ou Lua Cheia, ela se alinha com o Sol e a Terra, criando uma força gravitacional combinada mais intensa.

    Isso resulta em marés altas, conhecidas como marés de sizígia, que ocorrem aproximadamente duas vezes por mês, durante a Lua Nova e a Lua Cheia.

    Nas fases de Quarto Crescente e Quarto Minguante, a Lua e o Sol estão em ângulos retos em relação à Terra, o que reduz a força gravitacional combinada sobre os oceanos. Isso resulta em marés mais baixas, conhecidas como marés de quadratura.

    Essa relação é tão forte que a Nasa alertou que 2030 teria enchentes históricas no mundo devido ao fenômeno natural da Lua e as mudanças climáticas do mundo.

    Veja o calendário do ciclo lunar de março de 2024

    • Lua Minguante: 3 de março, às 12h23min
    • Lua Nova: 10 de março, às 6h
    • Lua Crescente: 17 de março, à 1h10min
    • Lua Cheia: 25 de março, às 4h