Conheça 10 cientistas mulheres que fizeram história

Nesta sexta-feira (11), é celebrado o Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência; data foi proposta pela ONU em 2015

Marie Curie ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1911 pela descoberta dos elementos rádio e polônio
Marie Curie ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1911 pela descoberta dos elementos rádio e polônio Wikimedia Commons

Ingrid Oliveirada CNN

Ouvir notícia

O Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, foi intitulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

ONU propôs a criação da data com a intenção de alertar sobre a desigualdade de gênero na ciência.

A organização aponta que as mulheres geralmente recebem bolsas de pesquisa menores do que seus colegas homens e elas são cerca de 12% dos membros das academias nacionais de ciências.

Além disso, em áreas de ponta como inteligência artificial, apenas uma e cada cinco profissionais é mulher — representando 22% do total.

A organização também defende que “mulheres e meninas representam metade da população mundial e, portanto, também metade de seu potencial”.

Segundo a ONU, A igualdade de gênero é um direito humano fundamental e essencial para alcançar sociedades pacíficas, com pleno potencial humano e desenvolvimento sustentável.

De acordo um levantamento da Unesco, apenas 30% dos cientistas no mundo são mulheres. Para se ter ideia, desde que o Prêmio Nobel foi criado, em 1901, cerca de 947 pessoas e 28 organizações receberam o Prêmio até 2021 — apenas 58 são mulheres.

Para celebrar esse dia, confira a galeria de mulher que foram importantes na história.

 

 

 

Mais Recentes da CNN