Dia do Asteroide: saiba por que data é celebrada nesta segunda (30)

Data marca aniversário do maior impacto de um asteroide já presenciado pela humanidade

Fernanda Pinotti, da CNN
Dia do Asteroide é celebrado internacionalmente em 30 de junho  • Nazarii Neshcherenskyi/Getty Images
Compartilhar matéria

Nesta segunda-feira (30), é celebrado o Dia Internacional do Asteroide – ou "Asteroid Day" – em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e a importância dos asteroides no espaço.

A data foi estabelecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016, e o dia 30 de junho foi escolhido por marcar o aniversário do maior impacto de um asteroide já testemunhado pela humanidade: o Evento de Tunguska.

Este episódio ocorreu em 1908, quando um meteoro – nome dado aos pedaços de asteroides que entram na atmosfera terrestre – de aproximadamente 40 metros explodiu no céu da Sibéria, na Rússia, próximo ao rio Tunguska, causando devastação por quilômetros e destruindo mais de 80 milhões de árvores.

Por ter ocorrido em uma área despovoada, não houve nenhuma vítima humana, embora a fauna e a flora do local tenham sido devastadas.

Asteroides

Os asteroides são objetos rochosos ou metálicos, localizados majoritariamente no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter, embora alguns se aproximem e atravessem a órbita da Terra, oferecendo risco de colisão.

Seu tamanho pode variar de 530 quilômetros a menos de 10 metros de largura.

Essas rochas contêm os materiais primitivos do qual foram construídos os planetas do nosso Sistema Solar. Porém, ao contrário das rochas terrestres, moldadas por eras de erosão e processos geológicos, os asteroides permaneceram intocados e, por isso, são considerados cápsulas do tempo orbitais.

O estudo dos asteroides pode ajudar os cientistas a desvendarem os mistérios da origem do nosso Sistema Solar.