Emirados Árabes anunciam missão espacial com objetivo de pousar em asteroide

Se manobra for bem sucedida, agência do país se tornaria apenas quarta a conseguir a façanha

Cinturão de Asteroides do sistema solar
Cinturão de Asteroides do sistema solar NASA

Henrique Andradeda CNN*

São Paulo

Ouvir notícia

A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos anunciou nesta terça-feira sua nova missão de exploração espacial, com o desafiador objetivo de pousar em um asteroide. Segundo a agência, a espaçonave da missão será construída nos próximos sete anos, com data de lançamento prevista para 2028.

O objetivo inicial da missão é orbitar Vênus e depois a Terra. Usando manobras de auxílio de gravidade, a espaçonave chegaria ao Cinturão de Asteroides localizado entre Marte e Júpiter em 2030 para estudar sete corpos celestes.

O desafio final, em 2033, é pousar em um dos asteroides do cinturão principal, a cerca de 560 milhões de quilômetros da Terra. No total, a missão percorreria mais de 3,6 bilhões de quilômetros.

Pela proximidade de Vênus com o Sol, a espaçonave contará com proteção especial contra o calor extremo. Ainda sem nome, a missão terá mais detalhes divulgados em 2022, como objetivos de estudo científico e instrumentos a bordo.

Se a missão for bem sucedida, os Emirados Árabes se juntariam ao seleto grupo de Estados Unidos, Japão e países da União Europeia que conseguiram a proeza.

“A nova missão nos leva a outro nível de complexidade e desenvolvimento de capacidade e representa um salto quântico para o desenvolvimento do setor espacial dos Emirados”, disse Sarah Al Amiri, ministra de Tecnologia e chefe da Agencia Espacial do país.

Agência Espacial EAU
Integrantes da Agência Espacial do país durante anúncio da missão / Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos

A nova missão, desenvolvida em parceria com a Universidade do Colorado (EUA), expande a ambição dos Emirados Árabes de explorar o sistema solar. Em fevereiro deste ano, a Emirates Mars Mission, conhecida como Hope Probe, chegou até a órbita de Marte, enviando imagens para ajudar na criação do primeiro retrato completo da atmosfera marciana.

Com a Hope, os Emirados Árabes se tornaram apenas o quinto país a enviar uma missão ao planeta vermelho.

Com informações da CNN Internacional

Mais Recentes da CNN