Especialista: "Falha em servidor na América do Norte teve efeito dominó"

Problema no servidor da AWS na América do Norte causou efeito dominó e impactou diversos serviços conectados à infraestrutura da empresa em todo o mundo

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Uma falha no servidor da Amazon Web Services (AWS) na América do Norte provocou uma pane global nesta segunda-feira (20), afetando diversos serviços e aplicativos conectados à infraestrutura da empresa ao redor do mundo.

O problema teve um efeito dominó, impactando não apenas os serviços próprios da Amazon, mas também outras empresas que utilizam a AWS como plataforma de computação em nuvem para hospedar seus sistemas e aplicações.

Em entrevista à CNN, o editor de tecnologia do Canaltech, Bruno De Blasi, explicou que uma falha no servidor da empresa localizado na América do Norte causou um efeito dominó, e atingiu os serviços da empresa em todo o mundo.

Como funciona o serviço

A AWS é uma plataforma de computação em nuvem que oferece infraestrutura para empresas hospedarem seus softwares, sites e aplicativos. Quando uma companhia desenvolve um programa ou serviço digital, pode contratar a infraestrutura da AWS para disponibilizá-lo aos usuários, em vez de manter servidores próprios.

A interrupção afetou diversos tipos de serviços conectados à plataforma, desde sistemas corporativos até dispositivos domésticos inteligentes. Usuários relataram problemas para acessar diferentes aplicativos e controlar equipamentos conectados.

A empresa trabalha para solucionar o problema, que ainda persistia no momento do último monitoramento. A expectativa é que os serviços sejam normalizados nas próximas horas, segundo especialistas da área.

Servidores da Amazon e outras plataformas são afetados por instabilidades

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.