Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Google lança recurso de produtividade com IA para uso em PDF e outros formatos

    Assistente personalizado permite que usuário carregue documentos e interaja com detalhes deles

    NotebookLM permite interações com documentos pessoais do usuário a partir de IA
    NotebookLM permite interações com documentos pessoais do usuário a partir de IA Foto: Google/Divulgação

    Pedro N. Jordãoda CNN

    O Google anunciou o lançamento de uma nova ferramenta experimental de inteligência artificial (IA) no Brasil que foi criada para ajudar as pessoas a gerar insights e criar novos conteúdos a partir de arquivos digitais. A novidade foi anunciada durante evento em São Paulo nesta terça-feira (11).

    Chamado de NotebookLM, é um recurso permite que as pessoas carreguem seus próprios documentos na ferramenta e interajam com eles de forma inteligente, com o suporte de fontes de vários formatos como PDFs, apresentações do Google Slides ou documentos do Google Docs, URLs da web.

    Agora disponível em português, a ferramenta utiliza o Gemini Pro 1.5, o modelo de linguagem mais hábil do Google, para potencializar a produtividade e a pesquisa.

    Entre os usos possíveis, o NotebookLM permite que o usuário verifique a fonte original de uma citação, sendo levado diretamente a trechos da fonte.

    Também é possível fazer perguntas sobre imagens, gráficos e diagramas de Slides, PDFs ou Docs, graças às capacidades multimodais nativas do Gemini 1.5 Pro.

    O NotebookLM ainda cria resumos, perguntas frequentes e outras funcionalidades a partir das fontes de informação escolhidas pelo usuário.

    Gemini: IA do Google chega ao Android no Brasil; veja como usar