IBM está vendendo seus ativos da Watson Health
Acordo sinaliza que a gigante de TI está se afastando de suas ambições no setor de saúde para se concentrar na computação em nuvem
A IBM disse nesta sexta-feira (21) que venderá os dados de saúde e ativos de análise de sua unidade Watson Health para a empresa de patrimônio privado Francisco Partners.
O acordo sinaliza que a gigante de TI IBM está se afastando de suas ambições no espaço da saúde, para se concentrar na criação de recursos de computação em nuvem híbrida, um esforço que se acelerou desde que Arvind Krishna assumiu o cargo de CEO em 2020.
A IBM criou a Watson Health como uma unidade de negócios separada em 2015 com o objetivo de usar dados para ajudar médicos, pesquisadores e seguradoras a resolver alguns dos maiores problemas da área de saúde.
A empresa investiu em uma série de acordos para adquirir dados de saúde e assumiu desafios que vão desde a melhoria do tratamento do diabetes até a revisão do tratamento do câncer.
Mas a aposta ousada não deu certo. O Wall Street Journal informou há quase um ano que a Watson Health gerou cerca de US$ 1 bilhão em receita anual e nenhum lucro, e que a IBM estava pensando em vender o negócio.
O espaço de tecnologia da saúde também se tornou cada vez mais competitivo. O Google em 2019 confirmou uma parceria com a Ascension, um dos maiores sistemas de saúde sem fins lucrativos do país, para coletar e analisar dados de saúde dos pacientes.
Em abril passado, a Microsoft gastou US$ 16 bilhões para comprar a Nuance, desenvolvedora de inteligência artificial de saúde, para emparelhar com seu negócio Microsoft Cloud for Healthcare. E no mês passado, a Oracle disse que adquiriria a empresa de software de saúde Cerner por US$ 28,3 bilhões.
“A venda da Watson Health já era esperada há algum tempo”, disse Paddy Padmanabhan, CEO da empresa de consultoria em saúde e tecnologia Damo Consulting, por e-mail. “A IBM claramente não estava ganhando muita força no mercado de saúde, enquanto outros, como Google e Microsoft, avançaram.”
O Watson Health nasceu do maior esforço do Watson da IBM, que visa usar inteligência artificial para resolver uma série de problemas para empresas e consumidores – desde a criação de um computador que pode debater humanos até envolver fãs de esportes em grandes eventos.
A IBM continua comprometida com seus outros projetos Watson, disse Tom Rosamilia, vice-presidente sênior da IBM Software, em comunicado.
Sob Krishna, a IBM tem trabalhado para se transformar de um provedor de serviços de TI legado para um negócio de nuvem moderno, uma estratégia impulsionada por sua aquisição em 2018 do provedor de software de código aberto Red Hat, que Krishna ajudou a intermediar.
A empresa está fazendo uma grande jogada na “nuvem híbrida” – uma configuração em que as empresas podem usar várias nuvens além de servidores locais.
No final de 2020, a IBM anunciou que havia reservado US$ 1 bilhão para investir na inclusão de outras empresas em sua plataforma de nuvem híbrida. Um mês depois, a IBM anunciou a cisão de um quarto da empresa para focar na nuvem.
Os termos do acordo da IBM com Francisco Partners não foram divulgados. Espera-se que a atual equipe de gerenciamento da Watson Health permaneça na nova entidade, de acordo com as duas empresas.