Lançamento de foguete da Rocket Lab falha e startup perde satélite; assista

Essa é a segunda falha de lançamento da empresa privada, concorrente da SpaceX, no período de um ano

Foto: YouTube/RocketLab

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A Rocket Lab sofreu sua segunda falha de lançamento de foguete no espaço de um ano. De acordo com a startup, a vigésima missão da empresa — chamada “Running out of Toes” — sofreu uma “anomalia” logo após a ignição do segundo estágio, perdendo o foguete Electron e as cargas do satélite de observação da Terra da empresa BlackSky.

Embora as imagens sugiram que a segunda etapa pode ter sido encerrada como parte de uma resposta automática à falha, a equipe da Rocket Lab segue investigando as causas.

Como era esperado, o primeiro estágio caiu no oceano e a Rocket Lab esperava recuperar o veículo. A segunda etapa continuava ao longo do corredor de voo previsto e não representava risco para ninguém.

O CEO da Rocket Lab, Peter Beck, pediu desculpas à BlackSky e prometeu que a empresa identificaria as causas da falha.

A equipe planejou estar “de volta em segurança ao campo” o mais rápido possível, disse ele. Como de costume, o laboratório Rocket Lab tem vários veículos em produção e não deve enfrentar um grande atraso. A Rocket Lab retomou o voo semanas depois da falha ocorrida em julho de 2020.

Embora tenha registrado duas falhas em um ano, a empresa tem obtido grande sucesso até agora, com 17 de suas missões alcançando a órbita.

Essa última edição não vai ajudar a empresa no curto prazo, no entanto, e é um lembrete de que as startups de voos espaciais tendem a ter problemas no início, independentemente de suas habilidades de engenharia — a concorrente SpaceX levou anos para corrigir as falhas em seus foguetes reutilizáveis e houve meses de lançamentos fracassados antes que a nave estelar pousasse inteira poucos dias atrás.  

Confira a falha no lançamento da vigésima missão do Rocket Lab:

 

Mais Recentes da CNN