"Lua da Colheita" brilhará em cor laranja à medida que sobe no céu nesta sexta
Pico da iluminação será às 4h59 (horário de Brasília) deste sábado (10), de acordo com a Nasa

Apaixonados pelos astros que observaram a Lua surgir logo após o pôr do sol, nesta sexta-feira (9), poderão ver seu pico às 4h59 (horário de Brasília) deste sábado (10), de acordo com a Nasa.
Este evento lunar é chamado de lua da colheita porque está perto do equinócio de outono (no hemisfério norte), uma época em que os agricultores costumam colher suas plantações, disse a Nasa.
Quando a lua começa sua ascensão no céu pode parecer um tom alaranjado queimado. Isso ocorre porque há uma camada mais espessa da atmosfera da Terra ao longo do horizonte em comparação com diretamente acima de nossas cabeças, de acordo com o EarthSky.
Essa atmosfera atua como um filtro, transformando a lua na cor misteriosa quando ela emerge acima do horizonte.
A lua cheia também pode parecer maior no céu em comparação com outras luas cheias, mas seus olhos estão pregando uma peça em você.
Qualquer lua cheia parecerá maior ao longo do horizonte, então a localização da lua cheia perto do horizonte torna essa ilusão de ótica mais perceptível, disse EarthSky.
Em 2022, a lua cheia de setembro está mais próxima do equinócio de outono (no hemisfério norte), que cai em 22 de setembro, por isso é chamada de Lua da Colheita, de acordo com o Almanaque dos Agricultores (The Old Farmer's Almanac).
Porém, quando a lua cheia de outubro está mais próxima do equinócio, recebe o nome de Lua da Colheita, e a de setembro é chamada de Lua de Milho.
O tempo de subida mais cedo da lua cheia acontece no Hemisfério Norte, perto do equinócio de outono, quando a órbita da lua está mais próxima do horizonte leste, disse o Almanaque dos Agricultores. A órbita da lua se move cerca de 12 graus para leste a cada dia, mas como a lua cheia de setembro está tão perto do horizonte, ela nasce mais cedo do que o normal, ainda de acordo com o almanaque.
O luar dura do amanhecer ao anoitecer por algumas noites seguidas, o que dá aos agricultores luz para continuar trabalhando à noite, disse a EarthSky.
No Hemisfério Sul, esse efeito ocorre em torno do equinócio da primavera em março ou abril, de acordo com a EarthSky.
Mais três luas cheias ocorrerão este ano:
- 9 de outubro: lua do caçador;
- 8 de novembro: lua do castor;
- 7 de dezembro: lua fria.
