Nasa divulga foto de supernova parecida com "marshmallow flamejante"; veja

Registro do telescópio Hubble mostra destroços de estrela a 160.000 anos-luz de distância da Terra

Giovana Christ, da CNN
De acordo com a Nasa, o telescópio registrou pedaços remanescentes da supernova que estavam flutuando no espaço
De acordo com a Nasa, o telescópio registrou pedaços remanescentes da supernova que estavam flutuando no espaço  • Instagram/Nasa
Compartilhar matéria

A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira (4) um registro que mostra uma supernova que se parece, segundo eles, um "marshmallow cósmico flamejante".

A foto obtida pelo telescópio Hubble retrata a DEM L 190, que está localizada a aproximadamente 160.000 anos-luz de distância da Terra. Na legenda da publicação, a organização brincou: "poeira estelar assando em um fogo aberto" -- se referindo ao alimento na fogueira.

De acordo com a Nasa, o telescópio registrou pedaços remanescentes da supernova que estavam flutuando no espaço.

O núcleo está demarcado pelos tons de amarelo e dourado e as partes em azul são os filamentos que estão se dispersando -- resultado da morte da estrela que viveu na Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia satélite da Via Láctea.

• Instagram/Nasa
• Instagram/Nasa

Uma supernova é a maior explosão que um ser humano pode testemunhar e corresponde à morte apoteótica de uma estrela com massa equivalente a pelo menos cinco vezes a do nosso Sol. Esse evento é tão brilhante que é capaz de ofuscar sua galáxia por dias ou até meses, e pode ser visto no Universo inteiro.

*Com informações de Jorge Marin, em colaboração para a CNN