Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    NFC no celular: o que é, como funciona e para que serve a tecnologia

    Saiba o que é NFC no celular, quais as suas funcionalidades e como utilizá-lo no seu dia a dia

    Tecnologia NFC
    Tecnologia NFC Imagem: Freepik

    Da CNN

    NFC é uma tecnologia que permite que dois dispositivos troquem informações sem fio quando estão próximos um do outro. Ele facilita a comunicação entre dispositivos e oferece mais conveniência e segurança para os usuários.

    Essa tecnologia é usada para diversas aplicações, como pagamentos móveis, identificação pessoal, controle de acesso, transporte público e etiquetas inteligentes.

    O uso de celulares com carteiras digitais, que facilitam o pagamento, aumentou nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros concordam que o celular se tornou uma carteira digital.

    Entenda o que é NFC celular, quais as suas funcionalidades, como usá-lo e para que serve essa tecnologia.

    O que é NFC?

    Near Field Communication ou NFC significa Comunicação de Campo Próximo, que é uma tecnologia que faz a troca de dados quando dois dispositivos estão próximos. É uma comunicação sem fio que está presente em diversos celulares.

    Ele foi criado pela Sony e Philips em 2002, com base na tecnologia RFID que está presente em chaves de hotéis, por exemplo.

    Para utilizá-lo, basta fazer a aproximação dos dispositivos, com uma distância menor que 10 centímetros, depois de adicionar a função para a troca de informações.

    O seu funcionamento se baseia em dois dispositivos: os ativos e os passivos. O primeiro envia e recebe dados, além de possuir uma fonte de energia própria, como tablets, celulares e relógios inteligentes.

    Enquanto o segundo só transmite os dados e não possui uma fonte de energia própria, mas que pode ser ativados por um dispositivo ativo, como cartões e pulseiras.

    Principais utilidades do sistema NFC

    O NFC pode funcionar para várias situações. Confira a seguir:

    Pagamentos

    Podem ser feitos diretamente pelo celular e com cartões de crédito, débito e via NFC tag. Isso torna o processo mais rápido, prático e seguro, pois não precisa de senha ou que o cartão seja inserido na máquina.

    Segundo a Statista, em 2021, os pagamentos por aproximação atingiram R$ 198,9 bilhões, uma alta de 384,6% na comparação com o ano anterior.

    “Os últimos dois anos ocasionaram grandes mudanças no comportamento do consumidor. Foi uma quebra de paradigmas em hábitos que sempre estiveram muito arraigados no perfil de consumo do brasileiro”, comenta Simone Borges, gerente de pagamentos digitais da Sodexo Benefícios e Incentivos.

    A empresa registrou um aumento de 10.000% nos números de transações realizadas com a tecnologia NFC desde a chegada do Apple Pay quanto do Sodexo Pay.

    “A possibilidade de ter todos os pagamentos necessários no celular é um dos principais atrativos. Os usuários não precisam se preocupar em levar cartões físicos quando saem de casa”, afirma.

    Alguns meios de pagamento digitais são:

    • Apple Play;
    • Iphone (iOS);
    • Samsung Pay;
    • Android Pay.

    Vários celulares possuem chip NFC que substituem o cartão de crédito e débito e podem ser utilizados em estabelecimentos que tenham máquinas compatíveis.

    Vale destacar que, de acordo com a pesquisa da Opinion Box, 80% dos brasileiros utilizam o cartão de crédito como meio de pagamento, sendo o mais usado no Brasil. Por isso, a facilidade de pagar com o celular cresce cada vez mais.

    Sistema NFC no celular
    Sistema NFC no celular / Imagem: Freepik

    Fechaduras inteligentes

    A tecnologia também pode ser utilizada para destravar ou abrir portas com fechaduras digitais. Assim, como é utilizada nos cartões em hotéis que abrem as portas.

    Pareamento de acessórios

    Ele também pode agilizar o pareamento entre alguns dispositivos, auxiliando o Bluetooth e o Wi-Fi. Os fones, câmeras e smartwatches com Near Field Communication podem se conectar com mais agilidade com o telefone.

    Compartilhamento no celular

    O compartilhamento no celular ou transferência pode ser utilizado entre dois celulares com o NFC, assim como senhas e mensagens. Isso torna o processo de compartilhamento mais rápido e simples.

    Tags NFC

    São acessórios que funcionam como botão físico para abrir aplicativos ou ativar alguma função, que podem ser colocados em lugares estratégicos, como na mesa de trabalho ou no veículo.

    Assim, é possível colocar o aparelho sobre a tag e ativar o modo silencioso, ligar o GPS ou abrir o Google Maps no carro.

    Como saber se o seu celular tem NFC?

    Um dos sistemas de celulares mais usado no Brasil é o Android, no qual é possível verificar se possui Near Field Communication ou não.

    De acordo com uma pesquisa do site Cupom Válido em parceria com a Statista e a Statcounter, 81% dos consumidores brasileiros utilizam celulares com o sistema operacional Android, enquanto 18% usam o iOS, do iPhone.

    Para descobrir se o celular tem NFC, é preciso verificar a ficha técnica do celular no site do fabricante, no manual ou no próprio sistema.

    Veja como identificá-lo no sistema operacional Android e iOS:

    iOS

    O iPhone com o sistema iOS possui NFC desde o modelo 6 em todas as suas gerações. Mas somente os modelos a partir do iPhone 7 podem usá-lo para mais do que o Apple Pay.

    Android

    Para saber sobre o Near Field Communication no celular com sistema Android, acesse as “Configurações de rede” ou “Dispositivos conectados”.

    Em seguida, selecione “Conexões”, procure por “NFC” ou “NFC e pagamentos sem contato”, verifique se ele está ativo.

    O NFC é seguro?
    O NFC é seguro? / Imagem: Freepik

    O sistema NFC é seguro?

    O NFC é considerado seguro por operar em curtas distâncias e não precisar de configurações de pareamento. Assim, evita que terceiros possam entrar na conexão.

    Segundo o estudo da consultoria PwC, a quantidade de pagamentos digitais deve crescer 80% no mundo todo até 2025, o que mostra que o pagamento por NFC está crescendo.

    Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, as compras online são preferidas por 64% dos entrevistados, enquanto 36% escolhem adquirir produtos nas lojas físicas.

    Acompanhe todas as notícias sobre tecnologia com a CNN!

    Tópicos

    Tópicos