OpenAI lança aplicativo de vídeo de IA para conteúdos com direitos autorais
Software Sora foi criado em meio a atritos em Hollywood envolvendo os detentores de patentes intelectuais

A OpenAI está lançando um aplicativo de geração de vídeos com IA chamado Sora, que permite às pessoas criar e compartilhar imagens que podem ser derivados de conteúdos protegidos por direitos autorais e publicados em feeds semelhantes aos de redes sociais.
Detentores de propriedade intelectual, como estúdios de cinema e televisão, precisam optar por não ter seu trabalho exibido no rolo de conteúdos, disseram executivos da empresa, descrevendo isso como uma continuação da política anterior em relação à geração de imagens.
A política de direitos autorais provavelmente vai gerar atritos em Hollywood.
A criadora do ChatGPT tem conversado com diversos detentores de direitos nas últimas semanas para discutir a política, segundo executivos da empresa. Pelo menos um grande estúdio, a Disney, já optou por não permitir que seu material apareça no aplicativo, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
No início deste ano, a OpenAI pressionou o governo Trump para declarar que o treinamento de modelos de IA com material protegido por direitos autorais se enquadrava na cláusula de “uso justo” da lei de direitos autorais.
“Aplicar a doutrina do uso justo à inteligência artificial não é apenas uma questão de competitividade americana — é uma questão de segurança nacional”, argumentou a OpenAI em março.
Sem esse passo, afirmou na época, as empresas de IA dos EUA perderiam sua vantagem em relação a rivais na China.
Executivos da OpenAI disseram que implementaram medidas para impedir que as pessoas criem vídeos de figuras públicas ou de outros usuários do aplicativo sem permissão. A imagem de figuras públicas ou de terceiros só pode ser usada se a própria pessoa enviar um vídeo gerado por IA e autorizar o uso.
Uma dessas medidas é a “verificação de vivacidade”, em que o aplicativo pede ao usuário para mover a cabeça em diferentes direções e recitar uma sequência aleatória de números. Os clientes poderão ver rascunhos dos vídeos que envolvem sua própria imagem.
Os vídeos no aplicativo Sora podem ter até 10 segundos de duração. A OpenAI criou um recurso chamado Cameo que permite aos usuários criar versões realistas em IA de si mesmos e se inserir em cenas geradas por IA.
“Nossas empresas disputam a atenção do público e buscam modificar o comportamento do consumidor”, disse o analista Brian Nowak, do Morgan Stanley, em uma nota de pesquisa, acrescentando que vê o aplicativo Sora como um concorrente direto das tradicionais plataformas de redes sociais e de conteúdo digital do Meta, Google, TikTok e outros.