Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Primeira edição da Wikipédia é leiloada como NFT

    Lances serão aceitos até 15 de dezembro; expectativa é de que o Token seja vendido por até US$150 mil

    Wikipédia em português não permite mais postagens e edições anônimas
    Wikipédia em português não permite mais postagens e edições anônimas Foto: Getty Images

    Jack Guyda CNN

    O cofundador da Wikipédia Jimmy Wales está leiloando um token não fungível (NFT) da primeira edição já feita no site.

    Wales digitou as palavras “Olá, mundo!” após o lançamento da Wikipédia em 15 de janeiro de 2001, e o momento foi imortalizado em um NFT que está sendo vendido pela Christie’s, anunciou a casa de leilões em um comunicado.

    Um NFT é um pedaço de conteúdo digital vinculado ao blockchain, o banco de dados digital que sustenta criptomoedas como bitcoin e ethereum.

    Eles transformam obras de arte digitais e outros itens colecionáveis ​​em ativos únicos e verificáveis ​​que são fáceis de negociar no blockchain e tiveram um grande aumento de interesse no mundo da arte.

    Agora, os colecionadores têm a chance de comprar a primeira edição do que é o maior repositório de informações gratuitas na internet e um dos 10 sites mais visitados do mundo, de acordo com a Christie’s, que estima que o NFT será vendido por um valor entre 100 mil e 150 mil dólares.

    Wales começou a Wikipédia depois de tentar construir a “Nupedia”, uma enciclopédia online escrita por especialistas e revisada por seus pares, mas o projeto falhou porque demorou muito para aprovar as edições.

    “Foi muito, muito acadêmico e falhou porque não era realmente divertido para os voluntários – era muito rígido”, disse Wales no comunicado.

    O cofundador da Wikipédia Larry Sanger propôs tornar mais fácil a colaboração em páginas da web, e a mudança levou a um grande progresso.

    “Em duas semanas tínhamos tanto trabalho feito quanto em quase dois anos”, disse Wales.

    No início, qualquer pessoa poderia editar o site e as versões anteriores das páginas seriam perdidas, mas Wales começou a fazer backup do histórico do site para poder reverter as alterações, segundo o comunicado.

    Esse código faz parte do NFT que está em leilão até 15 de dezembro, e também inclui o iMac no qual ele trabalhou na época.

    Quem comprar o NFT poderá editar a página como quiser, bem como revertê-la ao seu formato original.

    Wales disse que essa é uma maneira “de expressar artisticamente o que eu acho que foi significativo sobre aquele momento de potencial e empolgação – que você pode fazer algo incrível, ou pode fazer algo que não funciona de jeito nenhum.”

    Ele acrescentou: “E espero que as pessoas respondam a isso, para realmente relembrar: esta não é a Wikipédia madura, esta foi a ideia maluca de Jimmy em uma manhã engraçada de janeiro, o que eu acho meio espetacular de se pensar.”

    O dinheiro da venda irá apoiar o WT.Social, projeto de mídia social alternativa de Wales, açém de instituições de caridade.

    “É uma prova do poder do que o crowdsourcing [financiamento coletivo] pode alcançar: permitir que bilhões de pessoas tenham acesso a um vasto tesouro de informações – e tudo de graça”, Peter Klarnet, especialista sênior da Christie’s para Americana, livros e manuscritos, disse na declaração.

    “Como usuários frequentes da Wikipédia no curso de nosso próprio trabalho, estamos honrados por ter sido confiados a dois objetos associados ao nascimento desta conquista transformadora.”

    Este é um texto traduzido. Clique aqui para ler o original.